Foliões elogiam estrutura oferecida pelo Governo do Estado à prévia carnavalesca, que dá início às movimentações para a Vila do Natal Iluminado e para o Verão Sergipe 2024
Dedicado a impulsionar a economia sergipana e a promover o estado como destino turístico, o Governo de Sergipe disponibilizou o apoio logístico que permitiu a realização da maior prévia carnavalesca do Brasil: o Pré-Caju. Desde a sexta-feira, 3, até o domingo, 5, a festa lotou a Orla da Atalaia, em Aracaju, levando mais de 400 mil foliões ao circuito. O evento inicia as movimentações para o verão em Sergipe, marcando a preparação para o final de 2023 e o começo de 2024.
Para assegurar o bem-estar de quem curtiu e de quem trabalhou no Pré-Caju, o Governo do Estado colocou à disposição equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O trabalho desses profissionais foi motivo de elogios para aqueles que estiveram presentes ao circuito.
A pedagoga Priscila Matos levou os filhos Paloma e Paulo Landim à festa. Para ela, a presença de policiais e profissionais de saúde ao longo de todo o circuito passou a sensação de segurança para quem foi aproveitar a festa. “Vim em todos os dias do Pré-Caju, e a estrutura de saúde e segurança foram perfeitas. Não tenho do que reclamar. Está muito bom para curtir em família, sem nenhum movimento de briga. É muito bom quando tem um evento assim, porque incentiva a parte econômica e todos os tipos de trabalho. Se o Governo do Estado não participa com esse apoio, a festa não tem como acontecer, porque é um evento que mexe com toda a população do estado e também dos estados vizinhos”, considerou.
No planejamento operacional da SSP, mais de três mil policiais militares atuaram, além de 175 bombeiros, integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e policiais civis da Delegacia de Turismo (Detur). 31 pontos de controle foram distribuídos ao longo da orla, além de mais de cem veículos. Já a equipe da SES mobilizou 27 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), divididos em quatro pontos estratégicos. Também fizeram parte das ações as equipes de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que conduziram o Bloco da Prevenção e outras atividades.
A corretora imobiliária Jéssica Moraes, baiana, e o promotor de eventos Lucas Gondra, sergipano, destacaram o bom funcionamento de todos os serviços ofertados pelo Governo de Sergipe na prévia. “Achei o Pré-Caju maravilhoso. Eu tinha outra visão, principalmente em relação à pipoca, e fiquei satisfeita por ver que é tão segura”, frisou Jéssica. “O tempo todo vimos segurança e apoio médico. A estrutura do Pré-Caju está a cada dia mais parelha com a do Carnaval de Salvador, que acaba sendo a grande referência nesse tipo de evento. Sergipe já tem estrutura para receber turistas há muito tempo, então, o que faltava e está sendo feito agora era o governo apoiar e promover grandes eventos, para atrair gente de fora para conhecer nosso estado e consumir nossos produtos”, opinou Lucas.
Para o casal Francisco de Assis Falcão, farmcêutico, e Itamara da Silva Montalvão, balconista, a alegria do Pré-Caju servirá de aquecimento para o Verão Sergipe 2024, cuja programação foi anunciada na última sexta-feira, 3. “O governador está de parabéns pelo policiamento e os postos médicos bem localizados. A estrutura de apoio do Pré-Caju não deixou a desejar. E está de parabéns também pelo Verão Sergipe. Em todos os quatro cantos do estado, a programação está incrível. O Pré-Caju já vai preparando a gente para o verão, que está chegando”, manifestou Francisco.
Além da programação do Verão Sergipe, também foi lançada no dia 3 a campanha de turismo ‘Sinta de perto esse aconchego’. Fez parte do anúncio, ainda, a programação da Vila do Natal Iluminado, realizado pelo Governo de Sergipe em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE).
O lojista Luan Rodrigo Bispo Nascimento levou a esposa, o afilhado, a cunhada, o sobrinho e e a sogra ao Pré-Caju. Segundo ele, a programação apresentada pelo Governo de Sergipe para o verão 2023/2024 é apropriada para todos os públicos, já que oferece opções para crianças, jovens, adultos e idosos. “O policiamento do Pré-Caju foi 100%, não vi nenhuma confusão. Tudo muito tranquilo e seguro, com um espaço maravilhoso. Para quem vem com criança, isso faz toda a diferença. O Verão Sergipe vem aí, a Vila do Natal também, e a gente espera que sejam do mesmo jeito que foi no Pré-Caju. Esse tipo de evento é maravilhoso, principalmente porque prestigia os artistas e os atletas sergipanos, que precisam de incentivo. A população ganha, e eles também ganham”, avaliou.
Já o ambulante Juarez dos Reis, vindo de Salvador (BA), chamou a atenção para o fato de que programações como o Pré-Caju e o Verão Sergipe marcam o calendário de eventos do estado, atraindo turistas e incentivando o desenvolvimento econômico. “Primeira vez que estou no Pré-Caju. Vi o pessoal da Assistência Social trabalhando e também bastante policiamento. Não vi nenhuma briga e nem ouvi falar em roubo. A segurança está ótima. Espero que seja igual no Verão Sergipe, porque esse tipo de evento é muito bom para o lado financeiro da cidade e do estado. Se eu tiver oportunidade, virei para trabalhar”, opinou.
Programação de verão
O Verão Sergipe 2024 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento contará com competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato, e shows artísticos com atrações sergipanas e nacionais. A última edição do evento foi realizada em 2013, sendo retomado dez anos depois.
A programação do Verão Sergipe 2024 acontecerá de 12 de janeiro a 13 de fevereiro durante os finais de semana, nas praias da Caueira (Itaporanga d’Ajuda) e Ponta dos Mangues (Pacatuba), Canindé do São Francisco, Pirambu e Abaís (Estância). Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Governo de Sergipe dará continuidade à programação entre os dias 1º a 3 de março na capital, com a realiação do Projeto Verão.
Já a Vila do Natal Iluminado ocorrerá de 2 de dezembro a 2 de janeiro na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. A programação envolve apresentações artísticas, pista de patinação no gelo, roda gigante, árvore de natal, casa do Papai Noel, parada de natal, igreja, presépio, trenzinho, espaços de comercialização de alimentos e artesanato, entre outras atrações.
Na campanha ‘Sinta de perto esse aconchego’, o foco será a sergipanidade, com o objetivo de envolver os visitantes em uma experiência acolhedora, única e memorável. Entre os produtos turísticos apresentados, estão as orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol; Museu e Largo da Gente Sergipana; mercados municipais; colina do Santo Antônio; Cânion de Xingó e Rota do Cangaço; Barco de Fogo; Praias do Saco e do Abaís; Lagoa dos Tambaquis; cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras; Parque dos Falcões; festejos juninos, além de outros elementos da cultura sergipana.
Fonte: ASN