A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante os três dias do Pré-Caju 2022, disponibilizou os serviços de atendimento à população com Posto Médico Avançado, fiscalização de bares e ambulantes com a Vigilância Sanitária e também oferta de 20 mil insumos, entre camisinhas masculinas e femininas.
No Posto Médico, foram atendidas 56 pessoas durante todo o evento, sendo 29 homens e 27 mulheres; 28 por intoxicação (álcool ou outras drogas); 15 por traumas, como luxações, pancadas ou quedas; cinco suturas; e oito por outras causas. Desses atendimentos, oito pessoas foram transferidas para Unidades de Urgência e Emergência.
“Buscamos ofertar o máximo de serviços para garantir que a festa pudesse ocorrer com bastante tranquilidade para nossa população e para os turistas que estavam na cidade. Além dos atendimentos no Posto Médico Avançado, distribuímos camisinhas masculinas e femininas e fiscalizamos a comercialização de alimentos e bebidas com a Vigilância Sanitária da capital”, reforça a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
De acordo com a responsável técnica do Posto Médico, Francielly Ferreira Bispo, o maior alerta nos dias da festa foi para os casos ocasionados pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas. “Nosso papel também foi de orientar os participantes para que eles não extrapolem na hora de beber e, desta forma, pudessem aproveitar mais a festa. Ainda orientamos sobre a importância da boa alimentação e hidratação. Isso, com certeza, evitou muitos problemas”, enfatiza.
Boa alimentação
Segundo a gerente de Alimentos da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), Laila Garcia Moreno Resende, o objetivo da fiscalização era garantir a segurança dos alimentos e bebidas comercializados durante o Pré-Caju 2022.
“Realizamos inspeções entre os 800 comerciantes cadastrados que atuaram no evento. Durante a prévia carnavalesca, os fiscais visitaram os espaços de comercialização verificando as boas condições de armazenamento, preparo e manipulação, além disto, os comerciantes também apresentaram o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de alimentos”, reforça Laila.
Prevenção
Com o intuito de reforçar a prevenção durante o período da prévia carnavalesca, a SMS distribuiu camisinhas e orientou os foliões nos diversos pontos da festa. O casal Camisildo ajudou a chamar atenção, deixando a abordagem mais lúdica e interessante para população, que recebeu os preservativos, mas também ouviu as orientações da equipe sobre prevenção.
Fonte: AAN