Os canteiros de obras para ampliação do Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, foram montados no mês de março deste ano e o trabalho segue em andamento. A previsão, conforme aponta a Aena Brasil, Aeroportos do Nordeste do Brasil, é para daqui um ano mais ou menos, em junho de 2023. Enquanto não acaba, a concessionária sugere que passageiros que vão viajar, cheguem aos terminais antes do horário previsto para embarque, para evitar imprevistos. Afinal, muita coisa está diferente dentro do aeroporto em reforma. Salas, portões de embarque, restaurantes e pontos comerciais, foram fechados, segundo a Aena. “Tudo isso vai dar lugar a um aeroporto incrível, com experiências de viagens muito mais prazerosas, assim que as obras estiverem concluídas”, promete a concessionária.
Neste momento, estão sendo demolidas as salas de embarque, a praça de alimentação e a área administrativa. Além disso, as cabeceiras da pista também passam por intervenções. A Aena Brasil está investindo cerca de R$ 1,4 bilhão para a fase das obras estruturais em seis aeroportos do Nordeste, o de Aracaju é um deles. A concessionária garante que o terminal será totalmente fechado e climatizado após a intervenção.
“Depois de finalizados os trabalhos, o Aeroporto de Aracaju terá um terminal de passageiros ampliado, totalmente reformado e climatizado. Além disso, passará a utilizar os dois pavimentos para atividades operacionais, sendo um andar para o embarque e outro para o desembarque. O aeroporto ganhará novas posições de embarque e duas pontes de contato móveis (fingers), aumentando o conforto dos passageiros”, aponta a Aena.
E continua. “Novos equipamentos de inspeção de segurança também serão implantados. Com a duplicação dos pavimentos operacionais, todas as etapas do processamento de passageiros ganham mais espaço, segurança e conforto. O processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil. Outra novidade importante é o esforço da Aena Brasil para oferecer edificações sustentáveis, com energia renovável e reuso de água, entre outras medidas”, disse a comunicação da concessionária, à reportagem do JORNAL DA CIDADE. O prazo de conclusão dessa obra é até junho de 2023, conforme apontam os contratos. “Como as obras foram licitadas em blocos, o valor do contrato diz respeito à soma dos investimentos de mais de um aeroporto”, informa.
Por Laís de Melo/JC