A noite de São João no Arraiá do Povo foi marcada por uma programação composta, exclusivamente, por artistas sergipanos, que fizeram bonito e orgulharam a todos que estiveram na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Neste sábado, 24, o Arraiá do Povo contou com a apresentação de um dos artistas que tem levado a cultura sergipana para vários cantos do mundo, Mestrinho do Acordeom.
Parceiro de grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos e Elba Ramalho, e pertencente a uma família de vários músicos, Mestrinho animou o público presente. “É uma alegria e emoção estar cantando para os meus conterrâneos, são momentos que eu vivo só aqui na minha terra, e em nenhum outro lugar. Geralmente, a gente tem que sair daqui, como fiz, para busca reconhecimento em outros lugares, e este evento mostra está valorizando o artista que é daqui”, opinou.
A noite de atrações abriu com o show de Sovifa Baiões, seguido das cores, danças e animação da Quadrilha Arriba Saia, Sena, João da Passarada, Mestrinho e Valtinho do Acordeom. “Eu como artista da terra, batalhador, acho lindo e maravilhoso que a Prata da Casa está sendo valorizada. Todos os anos participo desta festa bonita, e hoje estou muito feliz de estar dividindo o palco com amigos que são grandes artistas sergipanos”, afirmou João da Passarada, que fez aniversário na data.
O mesmo defendeu o cantor e compositor, Sena. “Estamos muito feliz de participar desta festa maravilhosa que é o Arraiá do Povo, especialmente este ano, que estou completando 30 anos de carreira. É uma satisfação poder tocar aqui, pois é um espeço que tem toda uma organização, com estrutura de palco e essa proximidade com o público”, defendeu.
Nos arredores do Coreto Ismar Barreto, o Batalhão 1º de São João apresentou uma mostra importante da cultura popular, com suas danças e cantorias. “É uma grande satisfação fazer parte da cultura popular sergipana e aqui no Arraiá do Povo encontramos um espaço que reúne pessoas que estão realmente interessadas nas tradições da nossa cultura. Então é de suma importância que esta festa não morra jamais”, defendeu o Mestre do grupo, Zé Rolinha.
A valorização da cultura local no evento, que este ano representa cerca de 80% da programação, foi aprovada tanto pelos artistas quanto pela população. Para o empresário sergipano, Antônio Nobre, “Venho todos os anos com minha família prestigiar o Arraiá do Povo. é o ideal, a valorização de quem é da terra, temos excelentes artistas sergipanos, então porque fazer uma programação cara, com tantas pessoas de fora, se aqui temos representantes tão bons?’ indagou.
O mesmo defendeu o advogado baiano, Joel Câmara, que vem para o Arraiá do Povo todos os anos com a família. “O São João de Aracaju tornou-se nosso point. Todos os anos estamos aqui, e este é o primeiro que trazemos a nossa Sofia, de seis meses. Acho muito bom o fato desta festa resgatar as raízes da cultura local. Para mim São João é uma festa do povo, da cultura do povo, e essa ideia de trazer uma programação com o artista local é excelente”, afirmou.
Este ano, a festa segue até o dia 30 de junho, reunindo mais de 50 atrações entre artistas e bandas sergipanas, nordestinas e de destaque nacional, quadrilhas e grupos folclóricos, selecionadas via edital. Mais uma vez, o espaço conta com toda infraestrutura para os visitantes, formando uma verdadeira vila do interior, com igreja, bodega, estandes de comidas típicas, artesanato, além de espaço kids, tablado e palco.
Sobre o evento
O Arraiá do Povo faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese Corretora de Seguros, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae, Fundação Aperipê, Secretaria de Estado do Turismo e Assembleia Legislativa. Participaram do evento a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.
Confira a programação completa:
Dia 25 de Junho – Domingo
Palco Clemilda
18:00 – Quadrilha Xodó da Vila (SE)
18:30 – Forró Maturi (SE)
20:30 – Quadrilha Apaga a Fogueira (SE)
21:00 – Wilma Araujo (AL)
23:00 – Orquestra Sanfônica 10 Anos (SE)
01:00 – Quinteto Violado (PE)
Coreto Ismar Barreto
19:30 – Odir Caius
21:30 – Pavio do Forró (SE)
Dia 26 de Junho – Segunda
Palco Clemilda
19:00 – Quadrilha Junina Meu Sertão (SE)
19:30 – Fernando Crateús (SE)
21:00 – Quadrilha Junina Balança Mais Não Cai (SE)
22:30 – Luiz Fontineli (SE)
00:00 – Virginia Fontes(Se)
01:30 – Cezinha (PE)
Coreto Ismar Barreto
19:30 – Samba de Coco da Paz – São Cristóvão (SE)
20:30 – Odir Caius Banda (SE)
22:30 – Trio Piaui (SE)
Dia 27 de Junho – Terça
Palco Clemilda
15:00 – Grilo do Forró
17:00 – Ararão do Nordeste (Se)
19:00 – Quadrilha Junina Seculo XX (SE)
19:30 – Luiza Lu (SE)
21:30 – Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca (SE)
22:00 – Balança Eu (SE)
00:00 – Sandro Beck(AL)
01:30 – Antonio Carlos Du Aracaju (Se)
Coreto Ismar Barreto
19:30 – Odir Caius (SE)
21:30 – Lula do Acordeon e Banda Cariri (SE)
Dia 28 de Junho – Quarta
Palco Clemilda
18:00 – Tom Robson
19:00 – Santana Forró Baião da Penha (SE)
21:00 – Quadrilha Poeirinha do Sertão (SE)
21:30 – Silvério Pessoa
23:30 – Banda Xotebaião (Se)
01:30 – Trio Virgulino (Ba)
Coreto Ismar Barreto
19:00 – Caceteiras do Mestre Rindu (Se)
20:00 – Raulzinho do Acordeon (Se)
22:00 – Luiz Rodrigues Retalhos Nordertinos (Se)
Dia 29 de Junho – Quinta
Palco Clemilda
19:00 – Glauber do Acordeon (SE)
21:00 – Quadrilha Asa Branca (SE)
21:30 – Joésia Ramos (SE)
23:30 – Maciel Salú (PE)
01:30 – Zé Tramela (SE)
Coreto Ismar Barreto
19:00 – Vem Vem do Nordeste E João Bezerra (SE)
20:00 – Odir Caius (SE)
22:00 – Cassiano do Forró (SE)
Dia 30 de Junho – Sexta
Palco Clemilda
19:00 – Quadrilha Assum Preto (SE)
19:30 – Edson Costa E Banda Galope de Viola (SE)
21:30 – Lourinho do Acordeon (SE)
23:30 – Erivaldo de Carira (SE)
01:30 – Nando Cordel (PE)
Coreto Ismar Barreto
19:00 – Zé Americo do Campo Do Brito (SE)
21:00 – Os Bobinhos do Forró (SE)
23:00 – Bebero da Paraíba (PB)
Fonte: Ascom/Secult