domingo, 12, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

População atende ao chamado e praias de Aracaju são encontradas vazias no último dia de fechamento

21 de março de 2021
in Capital, Destaques
0
Share on FacebookShare on Twitter

Ao contrário do que foi visto na última quarta-feira, 17, dia do aniversário da cidade, quando teve início o decreto que fechou as praias de Aracaju, neste domingo, 21, último dia de vigor da determinação municipal e estadual, a faixa litorânea da capital esteve vazia. Em mais uma ação de fiscalização por parte da integração dos órgãos da Prefeitura de Aracaju, numa força-tarefa com o Estado, as equipes percorreram pontos estratégicos e visualizaram uma maior adesão por parte da população, braço fundamental no combate à proliferação do coronavírus. 

Pelos decretos municipais e estaduais, as praias de Aracaju permanecem fechadas até este domingo, assim como fica mantida a proibição de funcionamento das atividades não essenciais e especiais, e também não é permitida a prática de atividades esportivas individuais e coletivas em parques, praças e áreas de lazer, e ainda a circulação de pessoas nessas localidades. Também fica proibida a realização de atividades econômicas na faixa litorânea e orlas, medidas que têm como principal intuito barrar o aumento de casos de covid-19 e, consequentemente, preservar vidas. 

Integraram a fiscalização órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) -, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBM/SE) também participam da ação. 

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida, foi com alívio que, na operação de hoje, as equipes puderam perceber uma maior conscientização popular. 

“Hoje é o último dia de praias fechadas pelo decreto. No entanto, é fundamental que a conscientização continue. Mesmo com a abertura das praias, as pessoas precisam compreender que, ainda com o início da vacinação, há uma parcela significante da população que não está imunizada, portanto, o risco, no momento, segue muito grande e muitas pessoas ainda estão morrendo por causa da covid-19. Nosso apelo é para que haja um pensamento coletivo e que possamos trabalhar no combate ao coronavírus todos juntos, unidos em prol de um bem maior”, reforça Luís Fernando. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado destacou que, desde o início da operação, o intuito foi orientar. 

“Nosso trabalho é, de alguma forma, realizar uma ação educativa, para conscientizar. Portanto, cada abordagem que realizamos ao longo desses dias foi com o objetivo de orientar, mostrar que estamos num momento preocupante e que, para termos maior controle do vírus, a população precisa se engajar mais e mais. É necessário que haja o pensamento que essa luta é de todos. Percebemos, neste domingo, que as praias estavam praticamente vazias e não encontramos resistência nos poucos casos que visualizamos”, afirma o major. 

A fiscalização também contemplou os estabelecimentos comerciais. O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, explicou quais as consequências sofridas pelos comerciantes que desobedecerem a determinação. 

“Reforçamos que está proibida a venda de produtos para consumo no local, portanto, só está permitido o funcionamento de delivery. Aqueles estabelecimentos que descumprirem as determinações serão responsabilizados administrativamente, com a lavratura do correspondente auto de infração e instauração do processo administrativo, o que poderá culminar na aplicação da pena de multa”, pontua Igor. 

Toque de recolher

Com o toque de recolher válido até este domingo, estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar o expediente às 18h. Os supermercados funcionam até as 19h. Apenas atividades essenciais poderão permanecer abertas após das 20h, com exceção para os serviços de entrega de restaurantes, bares, lanchonetes e similares que estão autorizados a funcionar com o sistema delivery.

Eventos de qualquer tipo permanecem proibidos até o dia 21 de março.
A partir das 18h, as viaturas da GMA fiscalizarão o fechamento do comércio, levando em consideração as medidas estabelecidas nos decretos do governo Estadual e Municipal. A partir das 20h, quando começa o período determinado para o toque de recolher, também haverá ação ostensiva da Guarda em diversos locais da cidade, para que as pessoas que ainda estiverem circulando sejam orientadas a voltar para casa.

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Saúde Aracaju apresenta na Alese balanço de ações para pessoas com TEA e outras neurodivergências

Huse promove capacitação para fortalecer assistência pediátrica com foco na sazonalidade dos vírus r...

Governo de Sergipe realiza Concurso Rei e Rainha do País do Forró 2026 neste sábado, 11

Voos são cancelados em Aracaju após falha no controle aéreo de SP

Prefeitura de Aracaju abre licitação para elaboração de Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima

Secretaria de Estado da Saúde apresenta na Alese principais entregas e a implantação de serviços de ...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato