No espaço dividido entre representantes do Setransp, agentes de viagens e guias de turismo, profissionais apresentam Sergipe além do ritmo nordestino
Na Vila do Forró, na Orla da Atalaia, o Ponto do Turista recepciona o público, mostrando Sergipe muito além do mais autêntico ritmo nordestino. No lado esquerdo da cidade cenográfica, vizinho à pequena igreja, o espaço conta com profissionais que dão as boas-vindas, destacando os principais atrativos do estado, além de divulgarem a programação dos festejos juninos, que, em Sergipe, tem duração de 60 dias. O local fica aberto das 17h30 às 23h30, de terça a domingo.
Este ano, o Ponto do Turista é uma parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com agências de viagens, Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE) e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp). “O espaço funciona em sistema de revezamento, onde os profissionais recepcionam as pessoas e apresentam a elas – em especial aos turistas de outros estados – os destinos e os roteiros turísticos, a exemplo do Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco. Eles mostram que Sergipe, além de ser o ‘país do forró’, é também um estado que se destaca pelas inúmeras belezas naturais, pela cultura e pela deliciosa gastronomia”, explica o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
Os guias de turismo, por exemplo, têm se revezado no Ponto do Turista desde o dia 22 de junho e permanecem até esta sexta-feira, 26. No dia 27, será a vez de os agentes de viagens ocuparem o ponto de atendimento. A presidente interina do Singtur/SE, Acácia Azevedo, comenta que o espaço tem recebido visitantes de Sergipe e de fora do estado em busca de informações referentes à programação festiva e também sobre os equipamentos e turísticos do estado.
“Esse espaço é importante, porque o guia de turismo que aqui se encontra passa todas as informações necessárias referentes aos atrativos e equipamentos turísticos. Assim também como faz um parecer diante da regulamentação da Lei Federal 8.623, de 1993, que regulamenta a profissão do guia do turismo. É muito interessante, porque muitas pessoas que realizam viagens, excursões, passeios não têm conhecimento da obrigatoriedade de ter um guia do turismo. Então, está sendo bem benéfico para nós também”, comenta Acácia.
Bem-recepcionadas
As amigas Rita Pedrosa e Elaine Oliveira logo que chegaram ao Ponto do Turista já providenciaram um registro fotográfico. Estreante em terras sergipanas, a economista e professora Rita Pedrosa, que é de Recife/PE, estava encantada com a Vila do Forró. “O layout, a ornamentação, tudo é lindo aqui. Eu estou gostando muito. Por isso, não resisti e pedi para tirar uma foto na janela do Ponto do Turista”, explicou a jovem, que, segundo ela, foi bem-atendida pela equipe de guias de turismo.
A pernambucana destacou, ainda, a tranquilidade na Vila do Forró. “Estou percebendo que a festa em si é calma, mas, ao mesmo tempo, intensa. Gosto muito de viajar, então conheço alguns lugares. Confesso que aqui me surpreendeu de verdade. Vocês estão de parabéns!”, elogiou a economista. Já a paraibana Elaine Oliveira, que é bióloga e professora, ressaltou a segurança da festa. “É a segunda vez que venho à Vila do Forró e, como sempre, é super organizada e supersegura. É o que mais me encanta aqui”, comentou.
Sobre o Ponto do Turista, Elaine Oliveira ressaltou a importância do espaço dedicado aos visitantes, porque, de acordo com ela, demonstra o cuidado do Governo de Sergipe com o público de dentro e de fora do estado. Residente em Aracaju há quase dois anos, a jovem declara que ama a cidade. “Não quero sair nunca mais”, afirmou.
Nascida em Estância, no litoral sul de Sergipe, a vendedora Wenia Souza mora em Campinas/SP há seis anos. Surpreendentemente, confessa: ainda não conhecia a Vila do Forró, que achou muito linda. Também estreante na cidade cenográfica, explica que veio a Sergipe ‘turistar’ com a família e amou conhecer o espaço que simula um pequeno vilarejo nordestino. Também salientou a importância do Ponto do Turista. “É muito bom ter um espaço como esse na Vila do Forró, mostrando as potencialidades e os atrativos do nosso estado, do qual tenho muito orgulho”, disse a jovem, que foi recepcionada pela própria presidente do Singtur, Acácia Azevedo.
Foto: Max Carlos/Setur