O delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, falou na tarde desta quinta-feira (23), sobre o aumento no número de veículos que são alvo da ação dos marginais. Só entre os dias 21 e 22 de junho, 16 veículos foram roubadas e outros dois furtados na Grande Aracaju.
Nos últimos meses, comparado ao mesmo período do ano passado, Sergipe registrou um aumento nesta modalidade de crime. “Constatamos o aumento desse indicador na casa dos 16% a 18%. Esses números são revisados e encaminhamos a estatística para que a Polícia Militar possa avançar no policiamento ostensivo, pra evitar que o crime aconteça”, disse o delegado.
Segundo Alessandro Vieira, a Polícia Civil remodelou o Departamento de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos com resultados positivos. Nos últimos três meses, 60 pessoas foram presas e mais de 1 mil veículos foram recuperados e devolvidos aos proprietários.
Na avaliação dele, o trabalho da polícia é prejudicado com a rápida permanência dos criminosos na cadeia. “Nós temos duas constatações que a estatística nos dá. Temos várias pessoas presas, reiteradas vezes no mesmo ano, até dentro da mesma semana e isso reduz o trabalho da polícia, pois o bandido que passo pouco tempo preso volta a praticar o mesmo crime. O outro fator é que o tráfico de drogas está com uma repressão mais forte e o criminoso usa o roubo e furto de veículo para se recapitalizar”, observou Vieira.
Fonte: G1 SE