A Delegacia de Umbaúba concluiu o inquérito policial que apurou o crime de maus-tratos a animal ocorrido no povoado Guararema, zona rural do município umbaubense. Um dos investigados foi indiciado pelo delito.
A investigação foi instaurada assim que a unidade policial tomou conhecimento dos fatos, sendo a equipe policial designada para diligências no local, levantamento de informações, oitivas de testemunhas e demais medidas necessárias à elucidação do caso.
Durante a apuração, foi possível identificar todos os envolvidos, além de esclarecer pontos relevantes da ocorrência. Apesar das informações, inicialmente divulgadas por populares e amplificadas nas redes sociais, apontarem para a morte do animal, os investigadores constataram que o animal está vivo.
Contudo, a investigação identificou elementos que configuram a prática de maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental vigente (Lei 9.605/98). Diante disso, um dos investigados foi formalmente indiciado e o procedimento encaminhado ao Poder Judiciário para as providências legais cabíveis.
A Delegacia de Umbaúba reforça seu compromisso com a proteção dos animais e destaca que qualquer caso noticiado será rigorosamente apurado, com base em elementos técnicos e dentro dos limites da legalidade.
Fonte: SSP/SE