quinta-feira, 18, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Poço Redondo recebe inauguração da exposição “Mestre Orlando do Couro”

18 de setembro de 2025
in Municípios
0
Poço Redondo recebe inauguração da exposição “Mestre Orlando do Couro”
Share on FacebookShare on Twitter

O antropólogo e produtor cultural Bruno Marques convida a imprensa e toda a população sergipana para a inauguração da exposição “Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada”. O evento, realizado em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e a Prefeitura de Poço Redondo, integra a programação do projeto Cultura em Toda Parte – Edição Poço Redondo e acontece no dia 04 de outubro, às 19h, na Galeria de Arte Raimundo Eliete (Praça Eudócia, centro da cidade).

A programação contará com a exibição do documentário homônimo, além de uma roda de conversa com o Mestre Orlando Félix – reconhecido como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (2023) – e com o antropólogo e produtor cultural Bruno Marques, responsável pela curadoria da mostra e filho do mestre.

Mais do que uma exposição, o momento propõe uma vivência imersiva no saber ancestral do couro, tradição que há mais de 40 anos marca a trajetória de Mestre Orlando, mantendo viva a memória do sertão nordestino e sua identidade cultural.

Sobre o Diretor e Curador

Bruno Marques é antropólogo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), produtor cultural e diretor do documentário “Mestre Orlando do Couro: Ancestralidade Viva na Pele Talhada”.

Sobre o Mestre Orlando do Couro

Nascido em Poço Redondo (SE), Orlando Félix da Cruz é reconhecido como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana pelo edital de Mestres e Mestras da Cultura Popular (2024). Ao longo de mais de quatro décadas, dedica-se à arte de talhar o couro, preservando e transmitindo um saber-fazer que simboliza a resistência e a ancestralidade do povo nordestino.

Realização

A exposição é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 07/2023 – Ilma Fontes (Demais Linguagens), na categoria artesanato: feiras e mostras itinerantes de artesanato. O projeto conta com apoio da Funcap e da Prefeitura de Poço Redondo.

Texto Bruno Marques

Notícias Relacionadas

Lagarto é beneficiado com os programas de moradia Novo Lar e Casa Legal

Governo do Estado apoia Expoglória pelo terceiro ano seguido

Prefeitura de Riachuelo entrega tablets para fortalecer atendimentos domiciliares do CadÚnico da Ass...

Governo do Estado entrega 68 certificados profissionais em Japaratuba e Muribeca por meio do ‘Qualif...

São Cristóvão é reconhecida como único Município Turístico do interior de Sergipe pelo Ministério do...

Cinco novas creches e Núcleo de Atendimento TEA chegam a Socorro com investimento de R$ 42 milhões

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato