A Secretaria de Saúde através do Núcleo de Vigilância Epidemiológico e Centro de Controle de Zoonoses mobilizou a população e a campanha que teve início no segundo semestre de 2017 vem obtendo resultado positivo.
A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra a raiva tem mantido o município livre da doença em humanos e em cães e gatos, respectivamente.
Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para os humanos.
Anualmente, são realizados milhares de atendimentos na rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos.
Em Lagarto, a Secretaria de Saúde através do Núcleo de Vigilância Epidemiológico e Centro de Controle de Zoonoses mobilizou a população e a campanha que teve início no segundo semestre de 2017 vem obtendo resultado positivo.
Até o momento, foram registrados cerca de 8.114 (oito mil e cento e quatorze) cães vacinados, acrescentando ainda, 1.843 (um mil e oitocentos e quarenta e três) gatos.
Para atingir um número tão significativo e importante no tocante a prevenção, várias equipes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram presentes em diversas comunidades da zona urbana e rural de Lagarto, ocupando assim todos os espaços necessários no sentido de mobilizar os proprietários de animais domésticos.
“Temos o mais importante, a vontade e o empenho de cada um em fazer as ações chegarem na população. Abraçamos a campanha, fomos até as comunidades e estamos praticamente com a meta atingida”, disse, Amilton Fontes, Coordenador do CCZ.
Em Lagarto, a campanha deve seguir até o dia 31 de janeiro, no intuito de chegar até aqueles animais que por algum motivo de força maior dos seus donos não foram vacinados.
Até o momento, 80% da meta já foi atingida, cientes de que até o final do mês, a campanha seja encerrada com 100% de satisfação.
O Secretário municipal de Saúde, Cleverton Oliveira, destaca a força da gestão em tudo que é desempenhado pela sua pasta.
“Se estamos atingindo as metas é devido ao olhar atento que a gestão, no contexto geral, vem proporcionado aos servidores e gerentes. É bom saber que os setores vêm abraçando essa oportunidade e quem ganha com isto é a população”, disse.
Também engajado em oferecer um serviço preventivo de qualidade a população lagartense, o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Carlos Carvalho, aponta a vontade da população em levar os seus animais para tomar a vacina.
“A gente fez a nossa parte, mas é importante destacar o interesse da população em disponibilizar um tempinho e marcar presença com seus animais nos pontos indicados”, frisou.
Secom/Prefeitura de Lagarto