Famílias de menor renda de São Cristóvão ainda podem procurar os pontos onde ocorrem o agendamento para retirada de kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto, que permitem a migração para o sinal digital de televisão. Um desses locais é o setor de Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), localizado no Centro Comercial do conjunto Eduardo Gomes, Grande Rosa Elze. Segundo a gestora de Benefícios do Cadastro Único da região, Anna Cristina Pereira, em média, cerca de 30 pessoas buscam o serviço diariamente.
“Para as famílias que tem o NIS (Número de Identificação Social) atualizado há pelo menos seis meses, o agendamento é imediato, basta apresentá-lo. Já quem não se encontra nessa situação, é feito um cadastro para análise. Nesses casos, é preciso apresentar a Carteira de Identidade”, explicou Anna Pereira. “É importante ressaltar que aqui fazemos o agendamento, para que as famílias possam retirar os kits nas agências dos Correios.”
No dia próximo dia 30 de maio, o sinal analógico de televisão será desligado em São Cristóvão, Aracaju e em mais 15 municípios do entorno. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber esse sinal.
O benefício para as famílias de baixa renda foi conquistado por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de São Cristóvão e a Organização Não Governamental (ONG) Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil.
O agendamento para retirada dos kits no setor de Cadastro Único do Eduardo Gomes pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. O serviço é oferecido ainda na sede de São Cristóvão, também no setor de Cadastro Único, localizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Praça do Carmo. Dias e horários de funcionamento são os mesmos do Eduardo Gomes.
A coordenadora municipal do Cadastro Único/Bolsa Família, Emilly Regina Nardelli, lembrou às famílias que ainda não receberem o benefício para que procurem os pontos da Semast para o agendamento e a consequente retirada dos kits. “A proposta é a de que até o final do mês de maio o serviço seja oferecido nessas duas unidades da Semast”, explicou.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão