A ampliação dos leitos de UTI da Rede Estadual de Saúde foi discutida em uma reunião entre as secretarias de estado da saúde e da segurança pública, que trataram da anuência de um acordo firmado em 2015 que garante atendimento no Hospital da Polícia Militar (HPM).
Segundo esse acordo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai custear a reforma em uma enfermaria do HPM, que hoje conta com cinco leitos de UTI e um de isolamento. Com a reforma será disponibilizado um total de 10 leitos para o sistema de regulação da Rede Estadual. “Com essa parceria a gente vai conseguir melhorar o atendimento a população. Hoje há muitos casos de cirurgias que demoram por falta de leitos de UTI. Com esses 10 novos leitos vai ser possível regular os pacientes que estão ocupando o setor de ortopedia do Huse, por exemplo, e agilizar procedimentos cirúrgicos”, avalia Luís Eduardo Correa, secretário adjunto de estado da saúde.
O HPM é o responsável pela cessão de equipes e pela logística do funcionamento desses leitos, fornecendo nutrição, medicamentos e equipamentos. Na avaliação do Coronel George Araújo, diretor geral do HPM, essa parceria traz uma contribuição muito grande não apenas para a sociedade, mas para o funcionamento do hospital “Vamos reativar a UTI e isso agrega muito para o HPM. Temos espaço e corpo profissional para ofertar o serviço que estará disponível através dessa parceria”, afirmou.
Com os 10 novos leitos de UTI será possível realizar procedimentos ortopédicos e algumas cirurgias eletivas no HPM, que hoje realiza cirurgias de baixa complexidade. Além disso, com o funcionamento da UTI no HPM, esses leitos também passam a integrar a regulação do estado, facilitando o acesso a tratamento de toda a população. As avaliações e análises financeira e de projeto da reforma já estão em execução, para que a oferta dos novos leitos esteja disponível o mais breve possível.
Fonte: Ascom/SES