Receber, atender, defender, ajudar, colaborar, resolver e cumprir. Os sete verbos mais conjugados pelo vereador Palhaço Soneca (PPS) em 2017 demonstram um mandato positivo no primeiro ano como parlamentar. “Foram dias de muito trabalho. Tentei fazer o meu melhor, sei que é difícil, mas encerro o ano com a sensação de dever cumprido”, avalia Soneca.
De origem humilde, o homem que chegou à Câmara Municipal de Aracaju como palhaço, logo surpreendeu quando entrou na política com seriedade. Soneca mostrou-se um político atento e preocupado com a classe menos favorecida.
Eleito com 2.657 votos, o jovem parlamentar apresentou 156 proposições, entre elas 139 indicações e 8 projetos de lei.
A maioria das indicações diz respeito à realização de obras nos bairros periféricos da capital sergipana. “Nasci no São Carlas onde moro até hoje. Aqui na comunidade os moradores puderam me encontrar na rua, fazer pedidos, e felizmente ver o resultado dias ou meses depois. Sei que tenho muito a fazer, mas considero que houve um grande avanço na região”, afirma.
Dentre os projetos de lei, Soneca quer regulamentar um programa que oportunize o primeiro emprego para jovens trabalhadores. A medida prevê a concessão de benefícios para empresas ativas e aquelas que venham se instalar em Aracaju. Para tanto, as empresas favorecidas ficam obrigadas a contratar pessoas sem experiência no mercado de trabalho.
Também foi apresentado um projeto de lei na área de saúde denominado “Aracaju mais sorridente”. O programa é voltado a reabilitação bucal nos postos de atendimento assistidos pelo SUS. Para Soneca, a política municipal de saúde dentária precisa contemplar mais pessoas carentes na capital sergipana.
Ainda na área de saúde, o político se preocupou em tornar obrigatória a afixação de placas com nomes de médicos e chefes de enfermagem, indicando seus horários de atendimento em hospitais, postos e unidades de saúde, além de laboratórios.
No setor de transporte, Palhaço Soneca pretende impedir o acúmulo de função do motorista/cobrador nos ônibus coletivos da capital.
Todos os projetos de lei de autoria do vereador Palhaço Soneca ainda serão apreciados na Câmara Municipal de Aracaju. “Espero que em 2018 meus projetos sejam aprovados, afinal 2017 foi um ano de muitas lutas e conquistas. Conseguimos passar por várias barreiras. Mas quero intensificar e dizer que em 2018 Deus venha abençoar todos os aracajuanos e também toda administração de Edvaldo Nogueira, assim como todos os vereadores dessa casa. Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todo povo de Aracaju”, finalizou.
Por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa