Realizar um intercâmbio educativo e cultural é um sonho para muitos estudantes. E graças ao Programa Sergipe no Mundo, esse sonho pode se tornar realidade na vida dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Mas além dos viajantes, seus pais, responsáveis e familiares também carregam grandes expectativas acerca da experiência a ser vivida.
Para os pais do aluno Renato Almeida, estudante do Centro de Excelência Dep. Jonas Amaral, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, a vivência do intercâmbio na cidade de Lyon, na França, será uma experiência inesquecível na vida do filho, e na deles também.
“Quando ele foi sorteado, a gente ficou muito feliz. É uma oportunidade que o Governo está dando, não só a ele, mas também aos outros alunos da Rede Estadual. Como mãe, eu fico apreensiva, mas estou muito feliz por ele. Eu já vinha dando um empurrãozinho nele para ele começar a ‘andar com as próprias pernas’, e acho que essa viagem vai ser muito importante para a vida dele e para ele aprender um pouco como é estar sem os pais e sem os nossos ensinamentos por perto”, comenta Priscila Almeida, mãe de Renato, sobre o sentimento de descobrir que seu filho havia sido selecionado para o programa.
Priscila comenta, ainda, sobre como será a experiência que seu filho viverá e realizará de alguma forma. “Eu espero que ele aprenda muito lá fora, e que ele realize um sonho que, além de ser dele, é meu também. Desde criança meu sonho é ir para a França. Eu sempre quis aprender a cultura de lá, e quero que ele tenha isso também. Eu até brinquei com ele, disse para ele lembrar de mim, mas que é para ele ir passear, estudar e curtir, porque essa é uma oportunidade única para a vida dele”, compartilha.
Para o pai de Renato, Adams das Graças, a notícia de que seu filho havia sido sorteado veio como uma grande surpresa. “Graças a Deus e ao esforço dele, que não foi pouco, ele conseguiu ser selecionado para ir a Lyon, na França, e vai ser uma experiência única em sua vida. Quando a minha esposa me ligou contando que Renato foi sorteado, eu fiquei sem acreditar. Nunca imaginei que um filho nosso pudesse sair do Brasil e conhecer um país que é tão conhecido e tão bem falado”, expressa Adams.
Para Suzana Menezes, mãe da aluna Anna Júlia Menezes Alves, do Colégio Estadual Dionízio Machado, em Indiaroba, município do sul sergipano, a oportunidade do intercâmbio é bastante positiva para a vida de sua filha. “Estou muito feliz com o programa. Tenho certeza de que é uma chance maravilhosa que minha filha está tendo. Eu só tenho a agradecer e estou muito feliz por essa grande oportunidade dela de conhecer e estudar nos Estados Unidos”, comenta Suzana.
A mãe de Thielly Antônia, estudante do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, Fátima Rocha, diz que suas expectativas acerca da viagem da filha aos Estados Unidos estão altas. “Eu estou muito ansiosa e feliz pelo futuro brilhante da minha filha, porque sempre foi um sonho que ela quis realizar. Então estou aqui para dizer para ela: ‘voe, minha filha, que eu sei que você consegue’”, finaliza a mãe da aluna.
Internacionalização do ensino
O Programa Sergipe no Mundo é uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que oferece intercâmbio internacional a 100 estudantes da rede pública estadual. Nesta edição, os destinos incluem cidades nos países Irlanda, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Espanha e, pela primeira vez, Austrália e França. Os alunos selecionados recebem auxílio financeiro, hospedagem em casas de família e bolsa mensal durante a estada.
Foto: Ascom/Seed