A tomada de decisão da gestão pública de Aracaju não é feita de forma empírica, sobretudo no que se refere às medidas adotadas no enfrentamento ao coronavírus. Na capital sergipana, a Prefeitura se baseia em estudos e análises para empregar as ações e, neste sentido, uma das ferramentas de dados que tem auxiliado nos trabalhos é o Painel Covid. O sistema é acessível à população, o que possibilita que todos tenham acesso a informações atualizadas e, consequentemente, tenham noção da real situação epidemiológica em que se encontra a cidade.
Lançado em outubro de 2020, a partir do amadurecimento de outro sistema de informação, o Painel Covid (https://transparencia.aracaju.se.gov.br/prefeitura/covid19/) foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Coordenação Geral de Inovação e Tecnologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Superintendência de Tecnologia de Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir do painel digital, é possível acompanhar os casos em cada bairro, o índice de isolamento social diário, ocupação de leitos de UTI e enfermagem, média móvel, taxa de letalidade, dentre outras informações.
“Hoje, tratamos os dados diariamente na Sala de Situação da SMS. Temos acesso ao relatório do sistema do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe], tratamos os dados, batemos com os dados do Estado, assim como dos hospitais para consolidar e gerar as informações. Os dados são atualizados três vezes por dia, sendo que os números da vacinação são atualizados somente ao final do dia, após o compilado dos pontos de vacinação”, ressalta o gerente da Sala de Situação da SMS, Maycon Santana.
O uso da tecnologia no agrupamento de dados tem sido fundamental para a tomada de decisão por parte da Prefeitura, mas não somente isto.
“No início muita coisa era feita de forma manual. Eram livros, anotações que serviam para fazer o consolidado. Hoje, o trabalho é feito em cima de relatórios de outros sistemas. Inclusive, a vacinação foi um grande avanço porque, no começo, era preciso ligar para os postos de vacinação para anotar os números. Atualmente, baixamos o relatório e o nosso sistema já faz toda a distribuição dos dados necessários, então, em cerca de 30 minutos, conseguimos saber a situação de Aracaju. E isso dá maior transparência para a sociedade porque as pessoas conseguem ver todos os números de forma clara e detalhada”, destaca o coordenador de Inovação e Gestão Estratégica da SMS, Seif Brito, ao salientar, ainda, que a Secretaria evolui a faixa etária da vacinação a partir desse relatório.
Em meio a uma pandemia na qual as principais atitudes de prevenção dependem da conduta individual e pensamento coletivo, as informações obtidas e repassadas de forma transparente pela gestão servem para esclarecer a população a respeito do seu papel na situação de crise sanitária. Assim, além de informação, a comunicação se torna objeto de conscientização para a mudança de comportamento.
Para o coordenador, como parte fundamental para o controle da pandemia, é essencial que a população tenha acesso a esse tipo de informação. “Isso norteia a sociedade. A pandemia carece de ações da gestão pública, claro, mas sem a participação da população, sem a colaboração das pessoas, não há como alcançar os efeitos esperados. E esses números auxiliam, também, para que a sociedade compreenda, com base em dados técnicos e seguros, qual a realidade do momento e, assim, se conscientize da parte que lhe cabe”, reforça Seif.
Por AAN