Fisioterapeuta da Oncologia, Gisele Martins, conta que muitos pacientes se queixam de dores e restrições dos movimentos antes e depois de procedimento cirúrgico
“Tenho câncer de mama e comecei a sentir dores na coluna por causa de uma hérnia de disco. Faço fisioterapia na Oncologia e já me sinto bem melhor com esse tratamento”, disse a dona de casa Maria Bernadete Alves, que participa de sessões no ambulatório ou internamento do Centro de Oncologia, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Assim como ela, centenas de pacientes recebem o mesmo atendimento.
De acordo com a fisioterapeuta da Oncologia, Gisele Martins, muitos pacientes se queixam de dores e restrições dos movimentos antes e depois de procedimento cirúrgico. “A fisioterapia atua em todas as fases, pois muitos pacientes antes de fazerem o procedimento cirúrgico vêm para aumentarmos a amplitude de movimento, às vezes por posição viciosa. Há usuários também que sentem dores e ficam com restrição de movimentos e atuamos nesse sentido, restaurando a força, que muitas vezes é perdida por conta de uma nutrição não adequada. Nossa finalidade é deixar o paciente mais independente possível e preservar tudo aquilo que ele tem”, explicou Gisele.
A dona de casa Rosângela Santos, 51, faz tratamento contra um câncer e participa das sessões de fisioterapia de forma assídua, depois de ficar sem força no ombro e no braço. Ela destaca que a qualidade de vida dela melhorou muito depois do tratamento. “As dores são insuportáveis e os exercícios que as fisioterapeutas fazem me ajudam muito. Antes eu nem levantava os braços. Hoje já consigo me movimentar muito bem, graças a fisioterapia”, declarou.
A aposentada Maria das Graças dos Santos, 69, faz tratamento contra um câncer de mama, ressalta que as dores aliviaram e agora vive bem melhor. “Eu sou muito bem tratada aqui na Oncologia e tenho medicamento disponível. Sentia dores nas pernas, braços e coluna, comecei a fazer fisioterapia e nem sei mais o que é isso. Minha saúde melhorou muito. Foi uma benção”, concluiu.
Funcionamento
O ambulatório da Oncologia funciona de segunda a sexta, das 07h às 12h e segue um cronograma de atendimento: pacientes oncológicos em geral (cabeça e pescoço, mieloma múltiplos, câncer de útero e próstata, pacientes pediátricos) são atendidos nas segundas, quartas e sextas. Já as mulheres com câncer de mama são assistidas às terças e quintas.
No internamento, o funcionamento também é de segunda a sexta, tanto para os pacientes adultos, quanto os pediátricos. Em média, no ambulatório, são realizados cerca de 320 atendimentos por mês. O serviço funciona há 14 anos na Oncologia e há cinco profissionais de fisioterapia (dois no ambulatório e três no internamento) que atuam no local.
Fonte: Ascom/SES