Em sua primeira fase de execução, o programa do Governo do Estado oferece um rol de 15 tipos de procedimentos eletivos
O Opera Sergipe, programa do Governo do Estado, foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias eletivas e já devolveu a saúde de 8.048 pacientes. Entre os pacientes beneficiados, está o autônomo Genilson Oliveira de Almeida, de 60 anos, que passou por uma cirurgia de hérnia. “Eu costumo dizer que Deus sabe de todas as coisas, e ele me proporcionou uma nova chance de recomeço. Os profissionais da equipe do Hospital Santa Isabel são verdadeiros anjos, são atenciosos, respeitosos e se preocupam com o nosso bem-estar. Desde que meu filho procurou saber sobre o Opera Sergipe, tudo se encaminhou, e tenho fé que já já estarei de volta produzindo meus produtos artesanais”, frisou o senhor Genilson.
Os procedimentos possíveis por meio do Opera Sergipe representam muito mais que a realização de um sonho, é sobre ter a qualidade de vida de volta, como conta a cabeleireira Juliana Ferreira Melo de Jesus, de 34 anos. Para ela, fazer a cirurgia de colecistectomia, conhecida popularmente como “pedra na vesícula”, foi uma libertação. “Eu já não aguentava mais fazer meu trabalho, ficar em pé para trançar os cabelos das minhas clientes estava se tornando uma tortura. O Opera Sergipe, sem dúvidas, é o sinônimo de saúde, fiz a minha cirurgia e logo mais terei alta. Agora é só cuidar da minha recuperação, porque a parte deles, eles já fizeram muito bem”, comemorou Juliana.
A dona de casa Juciana Sousa Oliveira, de 46 anos, também voltou da sala de cirurgia com o sorriso no rosto por ter feito a cirurgia de histerectomia total. “Eu descobri o programa por meio do instagram, como já vinha sendo acompanhada pelo meu médico que havia me alertado sobre a necessidade da retirada do útero, ele me encaminhou para fazer o procedimento. Fiquei com um pouco de medo, porque nunca tinha feito nenhum tipo de cirurgia, mas a equipe, muito qualificada, me tranquilizou e no final deu tudo certo”, contou Juciana.
Acesso facilitado
Para ter acesso ao programa, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima da sua casa. Após a consulta, o paciente será encaminhado para o cirurgião, que irá cadastrar, se necessário, o usuário no Opera Sergipe. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’.
“Eu acessei o aplicativo em meu celular e fiquei impressionada com a versatilidade. Muitas vezes, esses aplicativos são difíceis de mexer, a gente fica perdida, mas esse do Opera Sergipe, é fácil do início ao fim. Inclusive só tenho a agradecer ao Governo de Sergipe que direcionou um olhar mais cuidadoso para a população sergipana”, disse a lavradora Eliana Alves dos Santos, de 36 anos, que está esperando ser chamada para realizar a cirurgia de suspensão de bexiga, por meio do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
O aplicativo possibilita a consulta, de forma simples e rápida, da situação atual do processo do Opera Sergipe. Além disso, o usuário pode receber notificações quando houver qualquer atualização no andamento da solicitação. O paciente pode optar por ir à Unidade de Saúde acompanhar o procedimento, ou ainda, acessar o site https://regulacao.acone.com.br/cgi-bin/operasergipe_all.cgi