O clima junino tomou conta de pacientes, acompanhantes e funcionários do setor de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) com a abertura dos festejos juninos do hospital. Na manhã desta quarta-feira, 21, o São João da unidade foi comemorado com muita música, alegria e comidas típicas. A confraternização também foi prestigiada por profissionais de outros setores do hospital.
Integrantes da quadrilha Asa Branca se apresentaram para o público presente. Um espetáculo de dança e cores. As crianças ficaram encantadas, os adultos dançaram no ritmo da sanfona, do triângulo e da zabumba. De acordo com a coordenadora da Oncologia, Meire Jane Oliveira, uma festa de celebração da vida.
“É sempre muito importante promover esses eventos e o São João que é tradição em nosso estado principalmente. Eles se divertem e esquecem por alguns instantes a doença. Os nossos voluntários sempre presentes e apoiando nossas atividades, isso é muito importante para os pacientes, já que muitos vão passar os festejos juninos aqui no hospital”, ressaltou.
Com trajes típicos do período junino, as crianças estavam da unidade e brincavam com os quadrilheiros que se apresentavam. A dona de casa Edite Bernadete Santos já participou de outras três edições de festas juninas na Oncologia. Um momento de muita alegria para a filha R.N.S, que faz tratamento contra o câncer. “Ela se diverte muito e é um momento muito bonito para todos. Aprendemos a superar a dor e a tristeza que essa doença traz. Aqui só entra alegria”, disse.
A aposentada Valdira dos Santos faz tratamento contra o câncer de mama e explica que a maior felicidade dela é participar das atividades da Oncologia. “Eu esqueço definitivamente a minha doença. Aqui é muita alegria e as pessoas são maravilhosas. Meu marido também tem câncer, estamos juntos nessa batalha e vamos ficar curados”, enfatizou.
Também vestida a caráter, a enfermeira e gerente da radioterapia Soraya Bezerra, explica a emoção dos funcionários em proporcionar o evento. “A gente traz um momento de alegria para esses pacientes que sofrem com essa doença e que muitas vezes passam por dificuldades, então, nós temos a oportunidade de oferecer esse momento de alegria para eles. Nós estamos muito emocionadas, vivemos a vida desses pacientes e seus familiares diariamente e vê-los agora, brincando nessa festa é maravilhoso”, ressaltou.
Profissionais de outros setores do HUSE também prestigiaram a confraternização, que contou ainda com a presença de um trio pé de serra que animou a todos os forrozeiros.
Fonte: Ascom/SES