domingo, 1, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Oito cidades em Sergipe têm mais eleitores que habitantes

20 de setembro de 2022
in Municípios
0
Oito cidades em Sergipe têm mais eleitores que habitantes

Movimento no último dia para o eleitor tirar o título pela primeira vez, pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral ou fazer o recadastramento biométrico (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

As pessoas aptas a votar no Brasil são aquelas com 16 anos ou mais e que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral. Assim, a tendência é que a quantidade de habitantes de uma determinada cidade seja maior do que a de eleitores, mas isso não é a realidade em 167 municípios do Nordeste.

A conclusão veio de um cruzamento de dados feito pela Agência Tatu entre números de eleitores apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a projeção populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, 569 cidades estão nesta situação, o que representa aproximadamente 1 a cada 10 cidades do país. Além do Nordeste, que tem a maior quantidade de municípios nesse perfil, há registros no Sudeste (164), Sul (140), Centro-Oeste (76) e Norte (22).

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) explica que, quando há casos como esses, o próprio tribunal é responsável por investigar e enviar a informação ao TSE, que faz a revisão do eleitorado e verifica se houve ou não fraude eleitoral. Na maioria dos casos, segundo a Justiça Eleitoral, isso não ocorre por erro ou fraude, mas sim por uma questão de preferência dos eleitores. “Alguns municípios têm muita casa de veraneio e tem muita gente que transfere o título para lá, porque vai passar o fim de semana da eleição. [Esse eleitor] Tem residência comprovada por ser proprietário de um imóvel.” explica o TRE-AL como uma das possibilidades.

Sergipe
O menor e menos populoso estado do Nordeste, Sergipe tem somente 2.338.474 habitantes e 1.671.801 eleitores. Amparo de São Francisco, Canhoba e Telha são os municípios que apresentam maior discrepância com relação à quantidade de eleitores e habitantes. No estado, são oito cidades nesta situação. Amparo de São Francisco tem uma população estimada em 2.386 cidadãos, mas 2.686 eleitores.

Amparo de São Francisco fica localizado entre os municípios de Canhoba e Telha, que também apresentam um eleitorado maior que a quantidade de habitantes. Canhoba tem 4.003 habitantes e 4.341 eleitores, enquanto Telha tem 3.271 residentes e 3.528 eleitores registrados. Alagoas Alagoas conta com uma população estimada de 3.365.351 pessoas e 2.325.656 eleitores, mas três municípios possuem mais eleitores do quehabitantes: Belém, Jundiá e Mar Vermelho. Em Belém há 4.226 habitantes e 4.978eleitores, o que gerou uma recontagemdo TSE no ano passado, em que não foiidentificada qualquer fraude pelo tribunal.“Mesmo diante da desproporção estatística, não ficou configurada, ou, melhor dizendo, não se apurou e nem se comprovoufraude no cadastro de eleitores”, informouo TRE-AL.

Já em Jundiá há 4.119 habitantes e4.482 eleitores registrados. No caso dacidade, já há aprovação do TSE para a recontagem desde 2021, mas devido à pandemia não foi realizado no ano solicitadoe em 2022 não acontece por ser ano eleitoral. A revisão deve retomar em 2023. EmMar Vermelho a diferença entre eleitores ehabitantes é pequena: são 3.474 residentese 3.541 eleitores.

No caso dessas cidades, o TRE-AL explicou que há uma movimentação das cidades do interior à capital. “Há muita gente também do interior que trabalha, tem residência em Maceió e volta para cidade para votar. Então, às vezes, dá essas divergências”, relata.

Notícias Relacionadas

FAMES realiza reunião técnica com a Caixa e municípios beneficiados pelo FNHIS

Agentes da Guarda Municipal de Socorro passam a receber indenização referente à serviços extraordiná...

Secretaria de Assistência Social de São Cristóvão lança edital de PSS com 32 vagas para diversas áre...

Festejos juninos em Areia Branca começam nesta sexta-feira (30), com atrações como Wesley Safadão e ...

Abertura oficial do Forró Siri 2025 acontece neste sábado, 31 

Prefeitura de Socorro divulga resultado final do Benefício Estudantil

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato