Além do paisagismo, a obra melhorará a mobilidade urbana da região
Quem trafega pela Avenida Euclides Figueiredo, principal avenida da Zona Norte de Aracaju, a partir do Bairro Industrial, no sentido Porto D’anta, já consegue visualizar as mudanças ocorridas com o prosseguimento das obras do seu alargamento, executadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop). O investimento, proveniente do Programa de Infraestrutura e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), é da ordem de R$ 23.113.648,78.
Os trabalhos da duplicação iniciam no final da Avenida Tancredo Campos e obedecem o cronograma estabelecido. De acordo com o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, as três frentes de trabalho seguem céleres. “Quarenta e cinco profissionais se dividem entre a execução do aterro para a construção da ciclovia e passeio, remoção de entulhos, substituição do solo ruim por material arenoso, bem como nos serviços de drenagem e no espalhamento de material”, detalha.
Ele acrescenta que algumas atividades específicas já foram executadas. “A sub-base do início do primeiro trecho do alargamento, bem como a situada ao lado do residencial José Eduardo Dutra ficaram prontas. Dos três lançamentos de galerias, dois estão concluídos, enquanto que dos seis lançamentos tubulares, metade foi feito e estamos finalizando a selagem para a sub-base do segundo trecho, de modo que o andamento da obra é satisfatório”, revela.
A duplicação
Uma vez duplicada, a avenida terá pista de rolamento com nove metros de largura, sinalização horizontal com pintura termoplástica e vertical com placas reflexivas, além de semipórtico para sinalização de rodovia. Ao seu lado, será construída uma área de lazer equipada com ciclovia em concreto polido pigmentado, calçadas em concreto polido, pista de cooper margeando o mangue, três quadras de vôlei de areia, três quadras poliesportivas, dois parques infantis, um campo de futebol society, dois quiosques específicos para venda de cocos, uma rampa de skate, 12 quiosques para convivência, um posto de saúde, dois postos policiais, um estacionamento em paralelepípedo de 286 m² e dois estacionamentos em pavimentação asfáltica com 3.226 m², sendo que, em toda a extensão, serão construídas rampas para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 183 metros de piso táctil em concreto.
Completando o espaço, em todo o trecho da área de lazer serão instaladas 29 lixeiras em fibra de vidro com cinzeiro, 29 bancos de concreto com encosto de madeira massaranduba, rede de iluminação pública com 35 postes de 16 metros com quatro pétalas e lâmpadas de vapor de sódio 400 W. No projeto paisagístico serão aproveitadas algumas árvores existentes, bem como plantadas 352 unidades de árvores, 1343 unidades de arbustos e 19.354 m² de grama.
Novo cartão-postal
Valmor Barbosa diz ainda que a obra será crucial para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju “Além de ser uma das mais importantes vias de ligação entre os bairros da Zona Norte, a Avenida Euclides Figueiredo é o principal acesso ao complexo de conjuntos do município de Nossa Senhora do Socorro. Essa duplicação minimizará os entraves na circulação de veículos e pedestres na região, proporcionará mais segurança e, o seu maior diferencial é que junto a ela será construído um espaço de lazer com equipamentos urbanos que atenderão as necessidades dos moradores que ali residem, ao mesmo tempo em que se integrará a uma das mais belas reservas de manguezais existentes, o que resultará em um novo e belíssimo cartão-postal da capital sergipana”, ressalta.
Fonte: ASN