A convite de moradores do bairro Bugio, a vereadora Kitty Lima (Rede) foi verificar pessoalmente um problema que tem causado inúmeros prejuízos à população da região. Um terreno ao fundo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanoel Bonfim tem sido utilizado para o descarte irregular de lixo doméstico, fato que tem incomodado os moradores devido ao mau cheiro e ao aumento da presença de ratos, baratas, cobras e escorpiões na localidade.
Segundo os moradores, o problema teve início após funcionários da própria escola descartarem restos de alimentos no local, e mesmo com a comunidade reclamando da atitude, a diretoria nada teria feito para contornar a situação. “Atitudes como essa contribuem para a proliferação de doenças como leishmaniose e leptospirose, colocando a vida da população local em risco. O lixo atrai ratos e tantos outros parasitas que são transmissores desses males, e o acúmulo dele acabou chamando outros problemas como o descarte irregular de resíduos da construção civil por carroceiros, causando um enorme transtorno para quem mora nas proximidades por conta do mau cheiro e da quantidade de parasitas que surgira”, disse Kitty.
A vereadora alertou ainda para os prejuízos à mobilidade urbana. “Isso porque os sacos de lixo e resíduos sólidos oriundos da construção civil que são descartados de forma irregular por carroceiros são deixados sobre a calçada, obrigando que pedestres desviem das montanhas de entulhos pela pista e correndo o risco de serem atropelados”, pontuou.
Como se já não bastasse esses inconvenientes, pais e mães da localidade têm ainda uma preocupação a mais. Isso porque existe uma praça utilizada para lazer de crianças e adolescentes vinculada ao terreno, e o lixo agora expõe os jovem a riscos. “É comum que eles brinquem nessa praça, afinal ela foi criada justamente para isso, mas ouvi algumas mães que disseram que ficam bastante apreensivas quando seus filhos vão jogar bola ou andar de bicicleta com receio de que eles tenham algum contato com todo o lixo que é descartado nas proximidades. Como mãe, eu sei que essa é uma situação muito preocupante mesmo”, ressaltou a vereadora.
Diante do que viu, Kitty Lima encaminhará solicitações à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a demais secretarias da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) cobrando a limpeza do local e melhorias também na praça que serve como espaço de lazer à juventude do bairro. “Vou pedir à prefeitura que instale caixas coletoras de lixo no local para evitar que os resíduos fiquem espalhados e para facilitar o recolhimento dos agentes da limpeza urbana, e também que a limpeza na região seja intensificada para evitar que problemas como esse surjam em outros pontos do bairro. Além disso, os moradores sugerem que a prefeitura realize um trabalho de conscientização e educação ambiental na própria comunidade. Vamos encaminhar esse documento aos órgãos competentes e acompanhar de perto o desfecho desse caso”, disse Kitty.
Por Felipe Maceió