Em comemoração ao “ Outubro Rosa” a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, 03, uma manhã de prevenção ao Câncer de Mama entre as moradoras residentes no Povoado Santo Início, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Antônio Carlos Leite Franco. Na oportunidade foram ofertados serviços e atendimentos médicos diferenciados à população, como também informações sobre prevenção e tratamento da doença pelos profissionais da rede municipal de saúde.
Exames de lâmina, aferição de pressão, glicemia, teste de HIV, sífilis, hepatite, além de consultas com nutricionistas e psicólogas, e aula de aeróbico, com os educadores físicos do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), foram alguns dos serviços ofertados.
Todas as mulheres participantes do evento já saíram da UBS com seus exames de mamografia marcados, pois o nosso intuito da ação era justamente despertar nelas o cuidado com a prevenção ao Câncer de Mama. As equipes realizaram também sensibilizações com elas, através de sorteio de prêmios e da apresentação de dança do grupo ACASO.
A nutricionista Humberta Lins, realizou entre as cidadãs uma roda de conversa, onde falou um pouco sobre alimentos ricos em antioxidantes, substâncias importantes na prevenção e no combate ao câncer. “Afinal, elas protegem nossas células contra possíveis ataques de radicais livres. Esse radicais agridem as células transformando nosso DNA, provocando os tumores, que é o câncer maligno. Vários alimentos como frutas e verduras, podem nos auxiliar nessa luta, como por exemplo o mamão, a romã, acerola, beterraba, a uva roxa, quanto mais roxa, mais oxidante ela vai ter. Já outros alimentos como o açúcar, refrigerantes, carne queimada, podem provocar a mutação das nossas células. A mesma coisa acontece com o pão, o pão bem assado, também é prejudicial”, destaca.
A manicure, Josy Santos Silva, é prova viva do quanto a prevenção é imprescindível para garantia de um tratamento de sucesso contra o câncer. “Há seis anos, durante uma brincadeira com meu filho, quando ele bateu em minha mama, de imediato eu procurei um médico e dentro de 15 dias eu descobri tudo. Iniciei o tratamento, fiz oito sessões de quimioterapia e oito sessões de radioterapia. No começo é difícil, é complicado. A gente acha que assinou a sentença da morte, mas com o passar dos dias, eu entendi que existe a cura, e que podemos viver, viver intensamente. No dia 05 de Maio, deste ano, descobri mais dois tumores na coluna, iniciei um novo tratamento, já fiz 10 sessões de radioterapia e vou para décima terceira de quimioterapia e, estou aqui querendo viver, cheia de esperança. É importante que as mulheres se cuidem, se previnam e valorizem suas vidas” afirmou.
E é essa vontade de viver e cuidado que a psicóloga, Karoliny Barreto, considera vital para garantir o sucesso no tratamento das pacientes. “Não pode desanimar. E para isso o suporte psicológico e da família são essenciais. O câncer de mama, por si só, já causa um grande stress, que é um fator que modifica a vida da pessoa, e causa também uma grande modificação para o corpo da mulher. Primeiro porque o seio tem toda a questão da beleza feminina, se é mãe tem a questão da nutrição do bebê, então, quando existe um câncer de mama a mulher muita vezes pode entrar em alguns fatores emocionais que podem prejudicar o tratamento”, destaca.
Ainda segundo a psicóloga manter o equilíbrio emocional e psicológico, durante todo o tratamento, também faz parte do processo de cura. “A paciente pode apresentar muitos pensamentos negativos por conta desse novo quadro, o que não ajuda na sua evolução. Todas as vezes que sua emoção está muito alterada, interfere em toda parte do nosso corpo, já que somos seres biopsicossociais. Nosso biológico, interfere no psicológico, e o mesmo acontece ao contrário. É isso que estamos buscando ofertar, através dessas ações, conforto e segurança para todas essas mulheres”, complementa Karoliny.