sábado, 5, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

MP se manifesta favorável à suspensão do concurso de Porto da Folha por suspeita de irregularidades

23 de janeiro de 2025
in Municípios
0
MP se manifesta favorável à suspensão do concurso de Porto da Folha por suspeita de irregularidades
Share on FacebookShare on Twitter

O Ministério Público de Sergipe (MP-SE), por meio da Promotoria de Justiça de Porto da Folha, manifestou-se favoravelmente à suspensão do concurso público do município, regido pelos editais 001/2024, 002/2024 e 003/2024. A medida foi solicitada em Ação Civil Pública proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Município de Porto da Folha (SIMPOF), que denuncia irregularidades fiscais e eleitorais, além de indícios de fraude no certame.

A ação busca impedir a homologação do concurso, destinado ao preenchimento de 434 vagas no quadro efetivo da administração municipal, até o julgamento final do mérito. O MP-SE destacou que a continuidade do processo seletivo pode comprometer a segurança jurídica e a moralidade administrativa, caso sejam confirmadas as alegações de irregularidades.

Violações fiscais e eleitorais
De acordo com a Promotoria, o município de Porto da Folha ultrapassa, há oito quadrimestres consecutivos, o limite de 54% da receita corrente líquida com despesas de pessoal, conforme estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No último exercício, esse índice chegou a 64,15%. A abertura do concurso público, segundo o MP-SE, contraria os artigos 21, inciso III, da LRF, e 169, §1º, da Constituição Federal, que exigem dotação orçamentária e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias para contratação de pessoal.

Além disso, a realização do certame em ano eleitoral contraria o artigo 73, inciso V, da Lei 9.504/1997, que veda a nomeação de servidores públicos nos três meses que antecedem o pleito e até a posse dos eleitos.

Suspeitas de fraude
O MP-SE também destacou indícios de fraude na condução do concurso, organizado pelo Instituto ASSEGE de Administração e Educação da Bahia. Dentre as irregularidades apontadas estão alterações sem justificativa nas listas de aprovados, suspeitas sobre o processo de heteroidentificação de cotas raciais e denúncias de favorecimento a candidatos com vínculos políticos.

Segundo a manifestação, há “fortes e robustos indícios” de que o instituto responsável pelo certame possui histórico de irregularidades em outros processos seletivos. Em um caso semelhante, ocorrido na Bahia, o Ministério Público local já havia pedido a suspensão de um concurso organizado pela ASSEGE.

Tutela de urgência
Para o MP-SE, os requisitos legais para a concessão de uma liminar estão presentes. A Promotoria argumenta que a continuidade do certame pode gerar “um grande imbróglio jurídico”, caso as irregularidades sejam confirmadas futuramente. A suspensão temporária foi considerada uma medida razoável para evitar prejuízos aos candidatos e à administração pública.

O parecer do Ministério Público foi emitido pelo promotor de Justiça Fábio Putumuju de Oliveira e aguarda análise do Judiciário.

Fonte: Política A Jato

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Socorro inicia construção de nova unidade de saúde e revitalização de praça no bairro ...

Sergipe é Aqui: Energisa leva serviços para Socorro

Prefeitura de São Cristóvão realiza audiência pública para construção do Plano Plurianual 2026–2029

Prefeitura de Itabaiana inicia Etapa de Habilitação para proponentes do Edital de Fomento Cultural

Prefeitura de Lagarto reforça compromisso com inclusão e dignidade por meio de entrega de cadeiras d...

Serra da Miaba I vira Unidade de Conservação em São Domingos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato