Ação possibilitou que a água chegasse aos pontos mais altos do povoado Ascenso
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou uma ação educativa para o uso consciente da água, com o trabalho de monitoramento de desvios do recurso hídrico no povoado Ascenso, em Nossa Senhora das Dores. O objetivo foi diminuir a clandestinidade das religações e ligações na região, para garantir mais pressão na rede, e, assim, possibilitar que a água chegue aos locais mais altos da comunidade.
Para o gerente comercial norte da Deso, Raimundo José Cardoso Filho, a ação possibilita que os moradores da comunidade tenham acesso ao abastecimento. “O desvio de água não só prejudica o consumo consciente do recurso hídrico, como também afeta a pressão na rede, fazendo com que a água não chegue aos pontos mais altos. Corrigimos esses problemas, e, com isso, os moradores das partes mais altas do povoado puderam ter a alegria de ter água em suas residências”, afirmou.
De acordo com o aposentado Albino Vieira Brito, morador do conjunto Morada do Sol, no povoado Ascenso, a iniciativa da Deso foi importante para que parte dos moradores da região pudessem ter acesso à água em suas casas. “Hoje, graças a Deus, depois da ação que a Deso fez em nossa comunidade, melhorou cem por cento. A água chega com força em nossas torneiras”, disse.
Condições especiais
Durante a ação realizada pela Deso foram encontradas diversas residências com desvios de água na comunidade. Como forma de promover a regularização dos usuários, a empresa promoveu condições especiais, através do parcelamento das dívidas, pelo programa Baixa Renda para 60 meses, isenção na taxa de religação, além de incluir a matrícula no programa Tarifa Social, que garante o desconto de 50% na tarifa mensal de água.
Segundo o trabalhador rural Carlos Augusto, morador do bairro Ascenso, a comunidade está feliz com a nova realidade no abastecimento de água, que atualmente está chegando para todos no povoado. “Faço parte do programa Tarifa Social, e estou ainda mais satisfeito porque, nos últimos dois meses, a situação melhorou bastante. Até aqui não tenho o que reclamar. Depois que a Deso implantou a nova tubulação e realizou visitas em nossa comunidade, a realidade é satisfatória”, disse.
Foto: Ascom Deso