
Em Sergipe, o Dia D de Mobilização da BNCC envolverá secretarias de Educação, escolas e integrantes das comunidades escolares de todo país em discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular
Por meio da Comissão Estadual de Execução da Implementação da Base Nacional Comum Curricular, coordenada pelo Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Ded/Seed), Sergipe participa na próxima terça-feira, dia 6, do Dia D da BNCC, uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em diversas localidades do país, visando a discussão da estrutura e das competências do texto homologado no último dia 20 de dezembro.
Participam do Dia D de Discussão da BNCC secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais integrantes da comunidade escolar, sobretudo os professores. Entre as atividades previstas estão apresentações informativas e dinâmicas de caráter formativo, visando o engajamento dos profissionais da educação em todo o processo de concretização do currículo comum. Nesses eventos serão abordadas, principalmente, as mudanças provenientes da adoção da BNCC.
A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.
Currículo sergipano
De acordo com a diretora do Ded/Seed, professora Gabriela Zelice, o governo do Estado instituiu, ainda 2017, a Comissão Estadual para Execução da Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Estado, que reúne diversos atores da comunidade escolar e da sociedade civil envolvidos neste processo, para discutir ações planejadas nas escolas durante o processo de implementação da BNCC para elaborar uma Proposta Curricular de Sergipe, em Regime de Colaboração com os Municípios, visando que todas as escolas do Sistema de Ensino do Estado tenham um currículo único.
“No último mês de setembro, durante o seminário “A Base Nacional Comum Curricular e o Funcionamento da Escola Pública em Sergipe”, convidamos todos os secretários de Educação dos municípios sergipanos a firmarem o Termo de Intenção de Colaboração para Co-construção de um currículo sergipano, no qual estamos atuando em parceria com a Fundação Lemann”, destacou.
A diretora do Ded/Seed explica ainda que há um Grupo de Trabalho, instituído pela Seed por meio de portaria, cuja proposta é fazer um planejamento detalhado da implementação da BNCC na rede estadual, com levantamento dos currículos das redes municipais, “para revisar e construir os currículos, promover formações para os professores, ajustar os materiais didáticos e alinhar as avaliações locais na perspectiva de que em 2019 a Base Nacional esteja na sala de aula das escolas públicas sergipanas”, explicou Zelice.
Por Ascom/SEED