quinta-feira, 29, maio/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Ministro Márcio Macêdo recebe comenda Rio Branco: “gratidão e senso de responsabilidade”

28 de maio de 2025
in Política
0
Ministro Márcio Macêdo recebe comenda Rio Branco: “gratidão e senso de responsabilidade”
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, foi condecorado, nesta terça-feira, 27, com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, a mais alta honraria do Estado brasileiro. A entrega da honraria foi feita pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que representou o presidente Lula na solenidade realizada no Itamaraty, em Brasília. A comenda é dirigida a pessoas, instituições, corporações militares ou empresas que tenham prestado serviços ou sejam dignas de méritos considerados excepcionais.

“Com imensa gratidão e um profundo senso de responsabilidade, recebi a mais alta honraria do Estado brasileiro. Esta condecoração representa muito mais do que um reconhecimento individual, mas sim um símbolo da reconstrução do diálogo entre governo e sociedade, da valorização da participação popular e do compromisso com um Brasil mais justo e solidário”, declarou o ministro. “Compartilho essa honra com todos que acreditam na política como instrumento de transformação social. Sigo com ainda mais dedicação na missão de servir ao povo brasileiro com humildade, seriedade e trabalho”, completou.

Na condução da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo desenvolveu um trabalho com foco na retomada dos canais de interlocução da sociedade civil organizada com o governo federal. Assim, foram recriados conselhos e colegiados de extrema relevância para a formulação de políticas públicas em diversas áreas, como Segurança Alimentar, Juventude, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agroecologia, entre outros.

Também na Secretaria-Geral, o ministro realizou as plenárias de planejamento do orçamento federal. O governo federal visitou todos os Estados da federação, realizando conferências estaduais, para ouvir a população sobre a formulação dos programas sociais que deveriam constar no orçamento do governo.

Márcio Macêdo também é responsável pela retomada dos programas voltados a catadores e catadoras de material reciclável e das ações voltadas à juventude brasileira. Recentemente, o ministro atuou na construção do acordo entre governo federal e o governo de São Paulo para a Favela do Moinho, ocupação com mais de 800 famílias, que receberão R$ 250 mil (recursos dos governos federal e estadual) para a compra da casa própria.

A comenda

Receber a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco é uma chancela de excelência e comprometimento com o Brasil no cenário internacional, com valor simbólico, institucional e político. É um reconhecimento de alto prestígio diplomático e governamental. Também representa a valorização da trajetória política do homenageado.

A Ordem de Rio Branco foi criada pelo então presidente da República João Goulart em 1963 e presta uma homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. A Ordem é dividida em cinco classes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A honraria é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, tendo o presidente da República como Grão-Mestre.

Entre os agraciados no grau de Grã-Cruz estão, além do ministro Márcio Macêdo, o cantor e compositor Milton Nascimento, os governadores Jerônimo Reis (Bahia), Rafael Fonteles (Piauí) e Clécio Luís Vieira (Amapá), o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Antônio Herman Benjamin, e o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Notícias Relacionadas

Luizão Donatrumpi entrega caminhão ao Pelotão da Cavalaria

Anderson de Tuca denuncia falhas da Iguá Saneamento e propõe audiência pública

Manuel Marcos defende combate à mortalidade materna e desigualdades sociais

Iran pede urgência para projeto que trata da idade para participação no concurso do magistério de Ar...

Laércio fala sobre pesquisas, financiamento e propaganda no novo Código Eleitoral

Moana e Rodrigo Valadares criticam fala de Lula sobre falta de água no sertão. "Se coloca acima de D...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato