O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, celebrou o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, 9, de retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe e na Bahia. A declaração do presidente ocorreu durante a inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, em Camaçari, na Bahia.
“A Fafen vai voltar a funcionar na Bahia e em Sergipe, porque a gente vai ser dono do nosso nariz também na produção de fertilizantes”, afirmou Lula.
Márcio, que tem atuado de maneira decisiva, dentro do governo, para viabilizar a retomada da Fábrica pela Petrobras, comemorou, nas redes sociais, o anúncio do presidente. “Queridos sergipanos e sergipanas, aquilo que falei com vocês, anteriormente, da volta da Fafen, o presidente acabou de confirmar agora: a Fafen estará de volta a Sergipe. Então, dia 16 começam os trabalhos que gerarão 450 empregos diretos e 1.400 indiretos, fortalecendo a economia do nosso estado”, disse.
A Fafen foi arrendada, durante o governo anterior, pela Unigel. No entanto, as duas unidades da fábrica foram paralisadas em 2023, quando a empresa desistiu do contrato para explorá-las. A reativação é vista como estratégica para o agronegócio nacional. O retorno à operação ocorrerá até o fim de 2025, possibilitando produção de amônia e ureia.