terça-feira, 31, março/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Mundo

Mercosul convoca reunião para discutir cláusula democrática contra a Venezuela

25 de outubro de 2016
in Mundo
0
Share on FacebookShare on Twitter
mercosul_secretaria
Secretaria do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) vai se reunir nos próximos dias para debater se aplicará a cláusula democrática contra a Venezuela, anunciou hoje (25) em Buenos Aires, na Argentina, o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez.

“Com respeito à cláusula democrática, o Mercosul tem de se reunir para discutir o tema. O Uruguai estará presente e discutiremos isso com seriedade e responsabilidade”, disse, após reunião com o presidente argentino, Mauricio Macri, mas sem adiantar a data e o local do futuro encontro.

Macri manifestou a preocupação de ambos com a situação atual no país, alertando que “do jeito que está, a Venezuela não pode fazer parte do Mercosul e tem de ser condenada por todos os países do continente e do mundo”.

A aplicação da cláusula democrática pode implicar a suspensão da Venezuela do bloco econômico e de benefícios ligados ao grupo, como a livre circulação de pessoas e a união alfandegária.

A posição foi manifestada depois de o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) ter adiado, na sexta-feira (21), “até nova ordem judicial”, a coleta de assinaturas para a realização do referendo destinado a revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro, pedido pela oposição.

Em setembro, a Argentina o Brasil, Paraguai e Uruguai anunciaram que iam assumir conjuntamente a presidência semestral da organização, rejeitando a transmissão do cargo à Venezuela.

Na ocasião, os países fundadores do Mercosul ameaçaram ainda “suspender” a presença da Venezuela na organização, caso o país não respeite as “disposições jurídicas” até o início de dezembro.

Fonte: Agência Lusa

Notícias Relacionadas

Guerra no Irã amplia risco ambiental e climático, diz relatório

Trump ameaça encerrar negócios com a China após boicote à soja dos EUA

‘Shutdown’: Governo dos EUA é paralisado após Congresso não aprovar orçamento

“Que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF, Moraes”, adverte secretário-adjunto do Depar...

Governo Trump não tem medo de usar poder econômico e militar em defesa da liberdade de expressão no ...

Sobe para 17 número de mortos em acidente com bondinho em Lisboa; não há registro de brasileiros ent...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato