Em cerimônia realizada na quarta-feira, 25/10, no auditório da Prefeitura Municipal, foram empossados através do Decreto 231/2017, os doze membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Boquim, e seus respectivos suplentes. A data escolhida para a posse é quando se comemora o Dia do Floricultor – Produtor de Plantas Ornamentais de Boquim, instituída em 2015, através de Projeto do então vereador Eraldo de Andrade Santos, hoje prefeito municipal.
O vice-prefeito Chicão Almeida definiu o dia como “especial. Primeiro por ser o Dia do Floricultor, em que o Conselho toma posse, e ainda por Boquim hoje poder dizer que é a capital sergipana das flores. Esse título precisamos fazer com que a cidade de Boquim e a sociedade conheçam, e quando falo isso é porque sabemos que nossa citricultura vive uma decadência e o maior desafio da Administração é encontrar alternativas econômicas para o município. A cultura de plantas ornamentais tem se mostrado uma alternativa possível e viável. Outro desafio é levar essa cultura para outras comunidades do município de Boquim. Estamos disposto a fazer isso, a incentivar, pois essa Administração tem essa preocupação, como também em cuidar do meio ambiente, pois assim estaremos cuidando do nosso futuro, do que queremos deixar para nossos filhos e netos”, disse Chicão ao justificar a ausência do prefeito Eraldo de Andrade que cumpria agenda em Aracaju em audiência com o secretário de Segurança Pública de Sergipe.
Para a presidenta eleita do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Boquim, Joseane Dias Soares, “cuidar do meio ambiente não é apenas tarefa do Governo, mas do povo inteiro. A participação não é apenas um direito da cidadania, mas um dever constitucional. É um momento especial de participação do povo boquinense na construção e implementação de uma forte política ambiental. Para além de fiscalização e estruturação de políticas públicas será o maior esforço até agora realizado de definir uma nova relação do povo boquinense com o meio ambiente”, disse Joseane ao citar que na pauta do Conselho já estão inseridos a Fonte da Mata, a Fonte da Baiana, a Fonte do Macaco, a coleta seletiva, inclusão social e produtiva dos catadores, arborização urbana, podas, entre outros.
O ex-presidente do Conselho, e membro eleito representante da Secretaria de Educação e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Murilho Farias Bomfim, falou da preocupação com a escassez de água. “É preocupante para Boquim o déficit de água em que está presente na Bacia do Rio Piauí, e se faz necessário uma política ambiental de conservação, que tem que inserir a relação homem e ambiente. O homem precisa compreender e entender as questões ambientais”. O vereador e também membro do Conselho representante da ONG Agroecológica, João Fontes Júnior, disse que “estamos aqui reconhecendo que temos que acertar. Existe o Conselho, o Departamento, a portaria para fiscal do meio ambiente, e desta forma Boquim está no rol da política de meio ambiente. Estou feliz por estar participando de um momento histórico como esse”. O produtor de plantas ornamentais, José Edson da Silva, o Ninho das Plantas, também acredita que seja um momento histórico. “Completamos 20 anos da cultura de plantas ornamentais em Boquim, mas só falavam em época de política. Somos os maiores produtores e precisamos acreditar em nós”, disse ninho das Plantas. O membro do Conselho representante da Associação de Universitários Boquinenses, Willame Andrade, afirmou que “lidar com o meio ambiente não é fácil e é de responsabilidade todos. Esse realmente é um momento histórico. Temos conquistado muitas coisas nesta Administração, como a cadeira que Boquim conseguiu no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí”, reconheceu.
Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Representando o Poder Público foram nomeados: Joseane Dias Soares (presidenta) e seu suplente Claudionor de Vasconcelos Clementino, representantes do Poder Executivo; Michael Santos Azevedo e seu suplente Max Weber de Menezes Calasans, representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Luiz Carlos do Nascimento e seu suplente Rogério Jânio Dias Freitas, representantes da Secretaria Municipal de Obras; José Murilho Farias Bomfim e sua suplente Rivanilde Barbosa dos Reis, representantes da Secretaria Municipal de Educação; Joetônio Ferreira das Neves e seu suplente Marcos Paulo Pacheco Góes, representantes da EMDAGRO; Eraldo de Andrade Santos e seu suplente Edvaldo Ribeiro da Cruz, representantes do Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro Sul de Sergipe (Conscensul).
Representando a Sociedade Civil foram nomeados: José Antônio dos Santos e seu suplente Jerry Adriane Almeida Santos, representantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável; Cândida S. Fontes Santos e sua suplente Cristiane Oliveira Souza, representantes da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Boquim; Veralúcia Soares da Conceição e seu suplente José Miguel dos Santos Filho, representantes da Associação de Habitação Popular Esperança; José Santos de Sá e sua suplente Rafaela Dias Monteiro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura; João Batista de Farias Fontes Júnior e sua suplente Milene Macedo, representantes da ONG Agroecológica; Sueline Mendes dos Santos e seu suplente Willame Santos Andrade, representantes da Associação de Universitários Boquinenses.
Após a cerimônia de posse os presentes se dirigiram ao prédio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Educação para inauguração da sala do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Presentes o procurador-geral do município Fernando Menezes, o procurador municipal Marcelo de Jesus Santos, os secretários municipais Claudionor de Vasconcelos, Luiz Fernando Santos, Luiz da Decon, Genivaldo Menezes, Jonas Vidal, o agente de Desenvolvimento Amilton de Vasconcelos, o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, José Carlos Júnior, o chefe do Departamento de Transportes, Iran Lima, a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Araújo Rodrigues Alves, o vereador João Barreto Oliveira, o Juquinha das Plantas, a vereadora Honorina Oliva da Fonseca Fernandes, o diretor da EMDAGRO Joetônio Ferreira das Neves, o gerente geral do Banco do Brasil da Agência Boquim, Humberto Vieira de Santana Filho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim, Izael Alves, o CR de Desenvolvimento Sustentável Jerry Adriano Almeida Silva, o presidente da Associação Comunitária do Povoado Alfavaca, Gilson Viana dos Santos, e a presidente da Associação de Habitação Popular Esperança, Veralúcia Soares da Conceição.
Por Jú Gomes