quinta-feira, 3, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Destaques

Médica frisa potencial infeccioso da Ômicron. “Cinco vezes mais contagiosa”

22 de fevereiro de 2022
in Destaques
0
Médica frisa potencial infeccioso da Ômicron. “Cinco vezes mais contagiosa”
Share on FacebookShare on Twitter

No início deste mês, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou a presença da variante Ômicron no Estado de Sergipe. Para este resultado, foram analisadas amostras coletadas em janeiro, o que afirma que a variante do coronavírus já circulava em território sergipano desde o início do ano. Segundo a infectologista cooperada Unimed Sergipe, Dra. Mariela Cometki, uma variante é um processo natural que ocorre durante a duplicação do vírus.

“O material genético do Sars-CoV-2, o coronavírus que causa o Covid-19, é denominado ácido ribonucléico (RNA). Para se replicar e, portanto, estabelecer a infecção, o RNA do Sars-CoV-2 deve sequestrar uma célula hospedeira e usar a maquinaria da célula para se duplicar. Erros geralmente ocorrem durante o processo de duplicação do RNA viral. Isso resulta em vírus semelhantes, mas não em cópias exatas do vírus original. Esses erros no RNA viral são chamados de mutações, e os vírus com essas mutações são chamados de variantes. As variantes podem diferir por uma ou várias mutações”, explica.

A Ômicron foi detectada pela primeira vez em novembro de 2021 na África do Sul. De lá para cá, a variante percorre o mundo, causando novas ondas de casos em diversos países, inclusive no Brasil.

“A Ômicron foi a última cepa identificada do vírus Sars-Cov-2 e possui cerca de 50 alterações no padrão genético original. As infecções causadas por ela parecem ser tão graves quanto as infecções da variante Delta, e ela é até cinco vezes mais contagiosa. Os sintomas mais comuns seriam cansaço extremo, dores no corpo, dor de cabeça e dor de garganta”, ressalta a médica.

Vacinação

Com a variante Ômicron sendo detectada apenas no fim do ano passado, quando a vacinação contra a Covid-19 já estava em andamento em todo o mundo, surgiram muitos questionamentos sobre a eficácia dos imunizantes em relação a esta variante. No entanto, segundo a infectologista, as vacinas em uso são eficazes contra a Ômicron.

“As vacinas e doses de reforço contra a Covid-19 continuam sendo eficazes contra as consequências graves da doença, incluindo a causada pela variante Ômicron. A estimativa de eficácia do imunizante para evitar hospitalizações, entre 14 e 179 dias após a segunda dose, foi de 81%, de 57% após mais de 180 dias da segunda injeção e de 90%, 14 ou mais dias depois da dose de reforço”, destaca Mariela.

Comprovadamente mais infecciosa que outras variantes, a Ômicron acende o sinal de alerta para a manutenção das medidas de proteção. “Tendo em vista que a variante Ômicron é mais infectante, a Organização Mundial da Saúde recomenda atenção em relação ao uso de máscaras eficazes e cobrindo o nariz e a boca, principalmente em locais pouco arejados, distanciamento interpessoal, higienização periódica das mãos e isolamento correto entre os sintomáticos”, complementa a infectologista.

Ascom Unimed

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato