A Secretaria de Estado da Educação (Seed) segue com o período de matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as inscrições para os cursos da Educação Técnica e Profissionalizante (EPT), voltados ao segundo semestre letivo de 2025. As inscrições para a EJA permanecem abertas até o dia 19 de julho, enquanto as da EPT seguem até o dia 16 de julho. Ambas podem ser realizadas pelo Portal Matrícula Online.
A EJA é destinada a pessoas a partir de 15 anos, no caso do Ensino Fundamental, e a partir dos 18 anos para o Ensino Médio, as quais não concluíram seus estudos na idade regular. Atualmente, 147 escolas estaduais oferecem a modalidade, espalhadas por todas as diretorias regionais de educação. Para o segundo semestre, estão sendo ofertadas 5.287 vagas, sendo 44 para o Ensino Fundamental I, 743 para o Ensino Fundamental II e 4.500 para o Ensino Médio. O curso tem uma duração total de 18 meses.
Já na Educação Técnica e Profissionalizante (EPT), os cursos técnicos de nível médio subsequente são ofertados em 59 instituições da rede estadual de ensino, sendo 14 centros de excelência em educação profissional. As opções incluem áreas como saúde, informática, agroindústria, edificações, nutrição, eletromecânica, segurança do trabalho, entre outras, com turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas terão início no dia 21 de julho.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a ampliação dessas ofertas reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com uma educação transformadora. “Por meio da EJA, jovens e adultos têm a oportunidade de retomar os estudos, recomeçar e ultrapassar barreiras. É uma política pública que promove inclusão, justiça social e dignidade, sendo uma porta aberta para novos começos. Já com os cursos da EPT, o aluno se qualifica para acessar melhores oportunidades de trabalho”, afirmou.
Segundo o diretor do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, Gleyson Santos, o processo de matrículas da EJA segue em andamento, ainda com vagas disponíveis. “Estamos na fase de transferência interna e renovação de matrículas para aqueles que já estudam nessa modalidade. A partir da próxima segunda-feira, 14, inicia-se a matrícula para aqueles que desejam ingressar na EJA. Ainda há mais de três mil vagas disponíveis em todo o estado. Além disso, estamos realizando ajustes para que, a partir de 2026, a modalidade passe por mudanças, com novidades que visam a ampliar e qualificar ainda mais a oferta da EJA”, explicou.
De acordo com o diretor do Serviço de Educação Profissional, Francisco de Assis Santana e Silva, os cursos técnicos têm uma formação que dialoga com o mercado de trabalho. “Os cursos têm duração de 1 ano e meio. O aluno fará somente a parte do curso técnico, já que ele é portador de certificado do Ensino Médio. A ideia é dar maior possibilidade de emprego e absorção no mercado de trabalho para os candidatos. Ele faz a inscrição e deve escolher o curso que seja mais interessante, de acordo com a escola mais próxima”, destacou.