A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início ao processo de matrícula das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do ano letivo de 2025 na próxima semana. O processo será realizado de forma presencial, seguindo cronogramas específicos para diferentes categorias de alunos, a partir do dia 09 de dezembro. Para efetuar as matrículas, responsáveis legais ou o próprio aluno, quando maior de idade, devem se dirigir até às escolas da Rede Municipal, nas datas previstas, das 8h às 16h.
Os estudantes que já estão matriculados na rede seguem o calendário de Matrícula Confirmada, que será realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2024. Já a Matrícula de Egressos, que frequentaram as escolas municipais em outro momento e gostariam de renovar a matrícula, pode ser feita no período entre 16 a 20 de dezembro.
Aos que desejam ingressar à rede de ensino pela primeira vez, a Matrícula de Candidatos à Rede também estará aberta no período de 23 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025. No caso da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), os estudantes precisam ter no mínimo 15 anos completos.
Desde 2017, houve um aumento de 2 mil vagas nas Escolas Municipais de São Cristóvão, demonstrando o compromisso da prefeitura em garantir a cobertura escolar de todo o território da cidade. A Secretária Municipal de Educação, Deise Barroso, destacou o entusiasmo na preparação para o início das matrículas para o ano letivo de 2025. Segundo ela, é um momento crucial para a garantia do acesso à educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes, que são o futuro da Cidade Mãe de Sergipe.
“A expectativa para as matrículas de 2025 é alta. Nosso objetivo é garantir que cada aluno tenha uma vaga em nossas escolas, desde a educação infantil até o ensino fundamental, assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Trabalhamos incansavelmente para oferecer condições adequadas de ensino, com professores qualificados, infraestrutura moderna e um ambiente que favoreça o aprendizado, a criatividade e o desenvolvimento integral de cada estudante”, afirmou a secretária.
Deise Barroso, Secretária Municipal de Educação de São Cristóvão/ Foto – Dani Santos
Matrículas da Educação Infantil
A Educação Infantil engloba o serviço de creches e Pré-Escola. As creches atenderão crianças de 6 meses a 3 anos, enquanto a Pré-Escola será destinada a crianças de 4 a 5 anos. Tanto essas crianças quanto as de Ensino Fundamental, a partir dos 6 anos, que nunca frequentaram a escola, poderão ser matriculadas até 31 de março do ano letivo.
O Berçário I é dedicado a crianças de 6 meses a 1 ano, enquanto o Berçário II a crianças de 1 a 2 anos. O maternal I é voltado a crianças de 2 a 3 anos. Essas turmas ofertam Ensino Integral aos ingressados. O maternal II, que atende a crianças de 3 a 4 anos, conta com turmas que assistem os alunos durante um único turno, seja matutino ou vespertino.
A distribuição de vagas em creches seguirá critérios de prioridade, atendendo, em primeiro lugar, crianças em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelo Conselho Tutelar. Também terão prioridade crianças em tratamento de saúde comprovado, aquelas de baixa renda inscritas em programas sociais e as que residem próximas à unidade escolar solicitada.
Cadastro e documentos necessários
Os responsáveis legais pelos estudantes matriculados têm até 15 dias após o início do ano letivo para assinar a ficha de matrícula, o Termo de Responsabilidade e preencher autorizações específicas, como o uso de dados pessoais, imagens e atualização do calendário vacinal.
Além disso, o estudante, quando maior de 18 anos, ou o responsável, deve apresentar os seguinte documentos:
– Identidade ou registro civil;
– Comprovante de residência;
– Documento de escolaridade (a partir do 2º ano do Ensino Fundamental);
– Termo de Responsabilidade assinado;
– Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
– Cartão de vacinação para crianças de até 6 anos;
– Declaração de vacinação atualizada;
– Foto 3×4 (quando necessário).
Na Matrícula Confirmada, a documentação será necessária somente quando houver alteração de informações prestadas na matrícula do ano anterior. Quando se trata de matrícula de estudantes na Educação Especial, o responsável deverá apresentar Relatório Médico até 30 dias após o ato da matrícula.
Caso os prazos não sejam cumpridos, as equipes gestoras entrarão em contato com os responsáveis. A ausência de confirmação resultará no cancelamento da matrícula. As matrículas devem ser realizadas em escolas próximas ao domicílio do aluno. Exceções serão feitas apenas quando não houver vagas disponíveis na unidade mais próxima.
Por Clara Dias