Projeto planeja acolher servidoras e mulheres que utilizam o serviço público e sofrem assédio
A Ouvidoria da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu visita de técnicos da Ouvidoria Geral do Estado de Sergipe (OGE/SE), órgão pertencente à Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC), para conhecer o trabalho realizado na unidade de combate ao assédio contra a mulher, tanto das servidoras como das pacientes. A OGE/SE está planejando implantar o projeto ‘Ouvidoria da Mulher’ no Estado, a fim de proporcionar um ambiente de acolhimento e resolutividade para mulheres que eventualmente tenham sofrido algum tipo de assédio moral ou sexual no serviço público.
De acordo com a ouvidora da OGE/SE, Jane Estefany de Jesus, o órgão está criando o Canal Mulher com o projeto ‘Ouvidoria da Mulher’ voltado para as servidoras públicas e mulheres que utilizam o serviço público estadual e que sofrem de abuso moral e sexual. “Viemos aqui em busca de mais conhecimento, porque soubemos que a ouvidoria da maternidade já tem uma expertise nesse tema, com acolhimento e acompanhamento. Estamos aqui para nos somar para fazermos um trabalho bom e resolutivo e também conhecer o sistema Ouvidor SUS”, explicou.
Segundo o ouvidor da OGE/SE, Marcos dos Santos, existem 54 ouvidorias na administração pública estadual. “Em todas as secretarias, existe o setor de Ouvidoria, que é o local que recebe as manifestações dos usuários dos serviços públicos e dos trabalhadores estaduais também”, enfatizou.
Para ouvidor da MNSL, Fábio Dantas, a OGE/SE está desenvolvendo um projeto muito interessante, pois é um canal específico para mulheres que eventualmente venham a sofrer algum tipo de agressão ou assédio. “Este encontro foi agregador, porque fortalece o nosso trabalho. A Ouvidoria tem um papel importante em acolher essas mulheres, conduzir de forma sigilosa e delicada e encaminhar para a direção da maternidade para avaliar os casos detalhadamente e tomar as medidas legais cabíveis”, informou.
Ouvidoria da MNSL
As manifestações feitas à Ouvidoria podem ser reclamações, denúncias, sugestões, informações, solicitações e elogios, e podem ser identificadas, anônimas ou sigilosas (esta quando a pessoa se identifica apenas para a Ouvidoria, sem que a informação seja repassada para o setor ou para o colaborador denunciado). O número de telefone é (79) 3225-8650, ramal 8601 e o atendimento presencial é na sala da Ouvidoria, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira. O e-mail para contato é mnslouvidoria@gmail.com
Fonte: SES