A Maratá, no quesito sucos e refrescos em pó, foi uma das dez marcas escolhidas pelos brasileiros na 11ª edição ranking Brand Footprint, que é elaborado pela Kantar. A empresa sergipana ficou na sétima colocação com 305 milhões citações.
No Brasil, levantamento avaliou 350 marcas. O ranking leva em consideração a frequência (número de vezes que a marca é escolhida no ponto de venda) e a penetração (alcance da marca). Foram analisados 11,3 mil lares brasileiros, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do país.
O estudo ainda identificou mudanças significativas de comportamento: devido à diminuição do poder de compra em consequência da inflação nos preços de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal), o consumidor foi mais vezes ao ponto de venda para comprar menos itens por viagem como estratégia para equilibrar os gastos.
A Coca-Cola ficou em primeiro por 555 milhões menções. Em segundo lugar, a Ypê foi escolhida 552 milhões de vezes. A Perdigão ficou na 3ª posição, ao ser escolhida 443 milhões de vezes.
Por isso, 10 marcas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros: Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, Dona Benta e Vitarella.
“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais pontos de venda ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos”, disse Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
Confira a lista com as 10 marcas mais escolhidas pelos brasileiros no ano passado:
- Coca-Cola (refrigerantes) – 555 milhões
- Ypê (higiene e limpeza) – 552 milhões
- Perdigão (frios e congelados) – 443 milhões
- Seara (frios e congelados) – 398 milhões
- Italac (leite e derivados) – 379 milhões
- Sadia (frios e congelados) – 372 milhões
- Maratá (sucos e refrescos em pó) – 305 milhões
- Colgate (produtos bucais) – 292 milhões
- Soya (óleo e derivados) – 254 milhões
- Nissin (macarrão instantâneo) – 253 milhões
*Com informações Uol