
Mais uma vez os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem o tratamento radioterápico no Hospital de Cirurgia (HC) estão impossibilitados de continuar com as sessões diárias por conta de uma falha apresentada na máquina de radioterapia. Cerca de 15 pessoas que estavam fazendo as sessões tiveram que parar o tratamento.
Segundo Hortência Batista, membro do grupo Mulheres de Peito, há uma semana a máquina está parada, mas que só foi informada quinta-feira, 16, quando as pacientes ligaram para ela.
“Há uma semana que a máquina está sem funcionar e só fui comunicada nessa quinta-feira, 16. O Hospital de Cirurgia, em contrapartida, não dá uma resposta ao paciente quando o funcionamento será restabelecido. Atualmente, são 15 pessoas que estão fazendo sessões, mas foram interrompidas com a quebra da máquina, além de 30 pessoas que já estavam no planejamento aguardando para iniciar as sessões, mas agora, esse início será retardada”, coloca Hortência salientando que existem mais de 400 pessoas na fila de espera.
Hospital de Cirurgia
De acordo com uma nota emitida na manhã da última sexta-feira 17, pela direção do hospital, um engenheiro já foi acionado e está providenciando a aquisição das peças, que são Magnetron e a Thyratron, necessárias para o funcionamento da máquina.
Ainda de acordo com a nota, uma das peças já foi encontrada e a outra está sendo verificada à disponibilidade junto aos representantes. Mas não existe uma previsão de quando a máquina volte a funcionar.
Por Mércia Oliva/Correio de Sergipe