O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente na manhã desta quinta-feira, 14, para abordar os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o parlamentar, a saúde oferecida aos brasileiros ainda é precária e a realidade dos usuários do SUS é muito difícil.
“O Sistema de Saúde no Brasil tem uma realidade difícil. Quem depende do SUS enfrenta muitos problemas para conseguir realizar exames, consultas, cirurgias em geral. É muito triste para mim que sou médico ver tantas pessoas morrendo diariamente sem assistência médica. Esse sistema de saúde precisa de uma melhoria, porque muitas pessoas necessitam disso, pois não têm condições de ter um plano de saúde e o SUS é a única opção”, enfatizou o vereador.
Dr. Manuel Marcos ainda ressalta que os recursos do SUS são desatualizados e não estão de acordo com a realidade. “Os recursos que foram dados ao SUS desde a sua criação é o mesmo de hoje em dia. O médico que operava em 1988, recebeu o mesmo valor por uma cirurgia que um médico realiza agora em 2017. Tudo há reajustes, mas não há reajustes para cuidar da saúde da população. Muitos médicos estão desestimulados com seu trabalho. Por conta da falta de valorização e da falta de assistência com a população. Muitas vezes não depende apenas do médico para salvar uma vida”, afirmou.
Para o parlamentar, os problemas mais frequentes no SUS são os mais simples de serem resolvidos. “Muitas vezes o que faltam nos postos de saúde e hospitais públicos do Brasil são coisas simples como material de higienização, álcool, luvas, ou seja, são coisas que podem ser resolvidas rapidamente. Enquanto as pessoas sofrem com esse sistema precário, os governantes e a elite do país, não usam desse serviço, porque vão para os hospitais particulares”, disse.
Em aparte, Anderson de Tuca (PRTB) destacou o profissionalismo de Dr. Manuel Marcos como médico. “O senhor é um grande profissional, sabe a realidade do SUS no país, entende os problemas de saúde. Também aproveito a oportunidade para destacar a dificuldade de quem depende de transplantes, a ajuda diária para os transplantados é pouca. Também precisamos olhar para essas pessoas que precisam de transplantes”.
Manuel Marcos finaliza seu discurso falando sobre a importância de um atendimento humanitário nos serviços de saúde. “Quando estou atendendo, trato a todos humanamente, como médico faço o meu trabalho igualmente para todos, independente das condições financeiras, de cor, de raça. Esse é o sentido do meu trabalho, dá o acolhimento, o amor ao outro. Quero aproveitar a oportunidade para desejar um Feliz Natal para todos”, finalizou.
Por Fernanda Sales