Durante Sessão Plenária Itinerante no município de Propriá, nesta quinta-feira (20), o deputado Manuel Marcos (PSD) ressaltou a importância de uma gestão da saúde baseada no acolhimento e na competência, sem interferências políticas. Ele destacou que o tratamento de saúde deve ser direcionado para quem realmente precisa e criticou o uso da área para ganhos eleitorais.
“Quando chego na cidade de Propriá e encontro a primeira-dama, ela me diz: ‘O senhor salvou a minha vida’. E isso é o que faço todos os dias pelas pessoas”, afirmou o parlamentar.
Ele fez um apelo à secretária de Saúde, pedindo que a gestão seja conduzida com base na necessidade da população. “Pelo amor de Deus, não façam politicagem com a saúde! Saúde é algo sério, é vida. E devemos tratar a vida do outro como gostaríamos que tratassem a nossa.”, declarou.
Manuel Marcos também destacou a importância da atuação dos profissionais da área, enfatizando que o médico precisa ter sensibilidade para enxergar além dos números. “O médico competente vê o invisível. Aqui está essa multidão, mas, se alguém passar mal, ele mantém um olhar diferente. Ele vê o que os outros não enxergam.”
O deputado reforçou a necessidade de um atendimento humanizado e baseado no conhecimento científico das principais doenças que afetam cada região. “Precisamos dar assistência de saúde ao outro, aquela mesma saúde que desejamos para nós mesmos. Não podemos tratar a saúde como um rebanho; temos que individualizar as necessidades. É essencial conhecer a diversidade da saúde do município, entender quais são as doenças mais prevalentes, para que possamos oferecer um acolhimento adequado”, explicou.
Por Débora Nepomuceno Marques