As provas tiveram início nesta segunda-feira, 14, seguem até o dia 30 de agosto, com o objetivo de valorizar o conhecimento e revelar novos talentos
A Diretoria Regional de Educação (DRE) 1, que abrange os 11 municípios do sul sergipano, iniciou a aplicação das provas da 2ª edição das Olimpíadas de Ciências da Natureza nesta segunda, 14. Realizada entre as escolas das redes públicas estadual e municipais circunscritas à DRE 1, a nova edição conta com a colaboração de professores da Universidade Tiradentes (Unit) e recebe o apoio da concessionária de energia Sulgipe.
Por meio do cronograma, que vai até o dia 30 de agosto, haverá aplicação única da prova em uma ou mais escolas durante esse ciclo. Em até duas horas, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º, 2° e 3º anos do ensino médio podem fazer a avaliação, desde que estejam devidamente inscritos na olimpíada.
Composta por 16 questões com múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático disponibilizado para os alunos, as disciplinas abordadas são física, química e biologia. Para intensificar o preparo dos estudantes, os professores realizam revisões e incentivam a formação de grupos de estudos.
Para promover a participação dos alunos, foram realizadas divulgações intensas nas escolas e nas redes sociais, que resultaram em mais de quatro mil inscrições. Na segunda-feira, 14, os alunos do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, fizeram as provas. Nos próximos dias, novas escolas agendarão as provas.
A divulgação do resultado da Olimpíada acontecerá entre 2 e 4 de outubro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em novembro, quando será feita a entrega de medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, definidas de acordo com o total de pontos obtidos pelos alunos.
Coordenada pela professora do Centro de Excelência Sen. Walter Franco, Márcia Reis, e pelo professor de física Eleaquim Guimarães, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, o projeto tem a finalidade de estimular o protagonismo dos estudantes por meio do aprofundamento dos estudos e descobertas de novos talentos, fundamentais para possibilitar o acesso às áreas científicas e universitárias.
“A primeira edição contou com a professora Darcylaine Martins. Inicialmente seria para as nossas escolas, mas depois tivemos a ideia de distribuirmos para a nossa regional, envolvendo também as redes municipais com os nonos anos. A gente fica feliz de ver os alunos participando, e só tenho a agradecer a toda a equipe e à diretoria regional”, explicou a professora Márcia Reis.
Por Ascom/Seduc