segunda-feira, 15, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Mais de cinco mil aracajuanos foram vacinados contra covid-19 nesta terça, 13

14 de abril de 2021
in Capital, Destaques, Saúde
0
Share on FacebookShare on Twitter

A vacinação contra covid-19 avançou mais um passo nesta terça-feira, 13, com o início da vacinação dos idosos de 61 anos, nascidos entre abril e setembro de 1959, e das pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além dessa ampliação, teve continuidade a imunização dos profissionais de saúde acima de 40 anos e dos agentes de segurança e salvamento.

Ao longo do dia, 3.985 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, sendo 3.494 em idosos, 338 em profissionais da saúde, 110 em pessoas com síndrome de Down e autismo e 43 em agentes de segurança e salvamento. Foram aplicadas, ainda, 1.089 vacinas de segunda dose, 657 delas em idosos e 432 em profissionais da saúde.  No total, 5.074 doses foram aplicadas, aumentando para 96.846 o número de aracajuanos vacinados, o que corresponde a 14,56% da população imunizada.  

Logística eficiente

A vacinação desse quantitativo em um único dia tem sido possível graças à logística executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que foi planejada visando descentralizar a aplicação da vacina, com postos de imunização em todas as regiões da capital.

Além da vacinação disponível em 32 Unidades Básicas de Saúde e nos pontos fixos, os aracajuanos podem se vacinar no drive-thru no Parque da Sementeira. Além disso, foi montado um posto volante exclusivo para as pessoas com síndrome de Down e TEA, no Parque dos Cajueiros.

Os profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento, além do drive na Sementeira, podem se vacinar no posto exclusivo montado na Escola Presidente Getúlio Vargas, no Siqueira Campos.

A professora aposentada Ana Maria Santos, 65 anos, aproveitou a tarde para ir se vacinar na UBS Dona Jovem, no bairro Industrial. “Já passou o meu dia de vacinar, mas só hoje conseguir vir. O atendimento foi nota 10, gostei muito do trabalho dos profissionais. Agora me sinto um pouco mais protegida”, conta.

A dona de casa Maria Raimunda dos Santos, 61 anos, estava tão ansiosa para receber a primeira dose da vacina que esteve ontem na UBS Cândida Alves, mas ainda não era o dia da faixa etária dela. “Tive que tomar um chá de camomila para me acalmar. Mas hoje voltei, fui vacinada e agora estou só esperando a segunda dose. Espero que tudo isso passe logo para que a gente volte a ter liberdade”, considera.

Fluxo contínuo 

No drive-thru no Parque da Sementeira, o dia foi de movimento intenso. Apesar da fila de carros, o atendimento continuou sendo rápido e eficiente, graças à destreza das equipes de vacinação, que seguem o rigoroso protocolo para garantir a segurança dos vacinados, mas com bastante agilidade, o que permite imunizar um grande número de aracajuanos em um único dia.

A artesã Norma Sueli Nunes, 61 anos, esteve no drive no início da tarde para receber a primeira dose da vacina. “A gente estava esperando faz tanto tempo. Estou maravilhada que chegou minha vez. Espero que mais pessoas tenham essa sensação, que é muito boa”, expressa.

O aposentado Davi Fontes, 61 anos, fez questão de ir se vacinar logo no primeiro dia da faixa etária. “Estou super emocionado, minha vontade é chorar de alegria. A gente fica um pouco mais tranquilo com a vacina. Agora só estou esperando pelo dia 12 de julho para receber a segunda dose”, comenta.

A comerciante Rita de Cássia Fontes, 61 anos, fechou a loja só para ir se vacinar no drive. “A vacina é a nossa possibilidade de cura, para se livrar desse mal. Estamos perdendo muitos amigos, muitos parentes, não dá pra continuar assim. Então é necessário se vacinar e depois manter os cuidados, se protegendo, para que a gente consiga passar por isso”, enfatiza.

Continuidade do cronograma 

Nesta quarta-feira, 14, terá continuidade a vacinação dos idosos com 61 anos, que nasceram de outubro a dezembro de 1959 e janeiro a março de 1960. Serão vacinadas, ainda, as pessoas com síndrome de Down e TEA, os profissionais de saúde acima de 40 anos, os agentes das Forças Armadas e os profissionais de segurança e salvamento. 

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Hospital do Câncer de Sergipe avança com 96% da obra física concluída

OAB/SE reafirma compromisso com a vida e a dignidade humana no mês do Setembro Amarelo

Governo do Estado atrai investimentos com participação em eventos internacionais

Secretaria de Estado da Saúde promove castração coletiva de gatos comunitários em Nossa Senhora do S...

Sergipe terá 100 voos extras da Azul na alta temporada de verão 2025-2026

Prefeitura de Aracaju garante R$ 36 milhões do Novo PAC para renovação do transporte coletivo

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato