Pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgada nessa quarta-feira (7) revelou que 42% dos brasileiros de 14 a 24 anos têm pouco conhecimento ou não sabem nada sobre ensino técnico. Segundo o índice, o desconhecimento é maior em adolescentes de 14 a 17 anos (52%), seguido da faixa etária de 18 a 21 anos (20%) e de 22 a 24 anos (18%).
Apesar de não saberem sobre a formação técnica, 56% das pessoas se interessam pelo ensino, sendo que o maior interesse é entre adolescentes de 14 a 17 anos. Estudantes de escola pública correspondem a 57%, enquanto 48% dos jovens de escola particular têm interesse. A pesquisa foi feita entre 3 e 9 de maio deste ano com 2.007 jovens de 14 a 24 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
“A pesquisa reforça a necessidade de falarmos mais sobre a educação profissional. Considerando as altas taxas de evasão do Ensino Médio e o fato de que só cerca de 1/4 dos estudantes vão para a faculdade quando terminam a educação básica, entendemos o porquê de os jovens, especialmente os mais novos, enxergarem nos cursos técnicos e de qualificação um caminho para conseguir o primeiro emprego e para continuar os estudos”, avalia o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
Avaliação do ensino técnico no Brasil
O levantamento também revela que 29% dos entrevistados afirmaram que frequentam ou já cursaram algum curso profissionalizante. Desses, 75% consideraram a experiência ótima ou boa.
A avaliação varia de acordo com a faixa etária e a escolaridade. Para as pessoas de 22 a 24 anos, a aprovação chega a 89%, enquanto os que têm ensino superior o indicador representa 88%.
Fonte: R7