Case faz dispensação de medicamentos especializados da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde
O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por garantir o acesso integral dos sergipanos aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica e protocolos estaduais, como análogos de insulina e fórmulas alimentares. Em 2024, o Case realizou uma média de 253 mil atendimentos na unidade, sendo aproximadamente mil pacientes diariamente.
Cerca de 240 medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica são dispensados para 39.463 pacientes com cadastro ativo, que podem retirar mais de um medicamento na unidade, com valores que podem ultrapassar 2 mil reais. Além disso, a unidade possui serviços essenciais voltados à assistência dos sergipanos como o Serviço de Atendimento ao Preposto (SAP), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o Serviço de Nutrição.
Entre os pacientes assistidos pelo Case está Vanderlito Freire, 72 anos e diagnóstico de Parkinson. De acordo com sua Nora, Joselice Santiago, ele recebe o medicamento em casa por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). “É um serviço muito prático, que contribui com a comodidade do meu sogro, pois ele já é um senhor com idade avançada. Com isso, precisamos vir à unidade somente para renovar o pedido de seis em seis meses. Por isso, acho muito importante o serviço disponibilizado pela unidade que facilita o acesso aos medicamentos”, contou Joselice.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou que a gestão tem buscado garantir cada vez mais um serviço qualificado aos usuários. “O nosso compromisso é atender as necessidades da população, garantindo o acesso aos componentes da assistência farmacêutica. Além disso, trabalhamos para sanar eventuais faltas por problemas com fornecedores ou com laboratórios a fim de assegurar que nenhum paciente fique desassistido”, reforçou o secretário.
Atenção e cuidado
O Serviço de Atendimento ao Preposto (SAP) é voltado aos usuários que moram no interior de Sergipe e que precisam receber medicamentos. Atualmente, o SAP possui 10.222 pacientes dos 74 municípios do estado, onde um representante legal, denominado preposto, é indicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que ele se desloque até a capital para retirar os medicamentos e leve até o município para fazer a distribuição aos usuários.
Enquanto que o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realiza as entregas de medicamentos em domicílio para pacientes renais, transplantados, acamados e com dificuldade/limitação de locomoção ou portadores de necessidades especiais, residentes de Aracaju. O serviço possui 2.800 pacientes cadastrados.
De acordo com a coordenadora do Case, Izabel Rocha, a unidade possui uma grande importância para os usuários do Sistema Único de Saúde. “É onde a população tem acesso aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, assim como fórmulas alimentares para crianças que apresentam alergia à proteína do leite da vaca, garantindo uma qualidade de vida à população que necessita por apresentar alguma doença que em sua grande maioria são doenças crônicas que precisam de tratamento contínuo”, destacou a coordenadora.
Acesso
Para acessar o serviço, o usuário precisa ter um encaminhamento médico com diagnóstico clínico e prescrição dos medicamentos. Em seguida, o paciente precisa se dirigir ao Case para realizar cadastro na unidade e passar por avaliação técnica, para que o processo seja autorizado.
Após isso, o medicamento será dispensado e liberado a cada mês para retirada no Case. Passados de três a seis meses, a depender do medicamento, é necessário renovar o processo na unidade.
Foto: Mário Sousa