Considerado um marco na saúde estadual, o Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), moderno serviço de Alta Complexidade Cardiovascular, já tem obtido avanços significativos desde a sua inauguração. Com um mês de atuação já foram realizados mais de 100 procedimentos voltados às linhas de cuidados nas especialidades de Cardiologia e Cirurgia Vascular.
No serviço, os pacientes atendidos e regulados pela Rede Estadual para a unidade hospitalar já têm acesso aos melhores tratamentos, considerados padrão-ouro, no atendimento a vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de doenças arteriais obstrutivas periféricas. O Centro também será voltado para a linha de cuidado nas especialidades de Neurologia Clínica e Neurocirurgia para o atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC).
O superintendente do Huse, Roberto Gurgel, destaca os avanços e a importância do Centro de Hemodinâmica para a população. “A gente não tem dúvida do quanto o serviço de Hemodinâmica tem feito a diferença desde a sua inauguração. O nosso maior objetivo é ofertar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, com mais agilidade, e um atendimento ainda mais seguro. Contamos com aparelhos modernos, tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada para atender todos os pacientes. É um grande ganho para toda a sociedade sergipana”, salientou.
Outro fator significativo é a redução da fila de espera para a realização dos procedimentos em toda a Rede Estadual de Saúde. “Em pouco menos de um mês já não tínhamos mais fila de pacientes agudos precisando de cateterismo. Com o paciente vascular essa realidade não será diferente. Com isso vamos mudar inclusive a realidade do nosso Pronto-Socorro, já que esse tipo de paciente corresponde a cerca de 40% dos internamentos e que precisavam aguardar a transferência para a unidade contratualizada”, acrescentou o gestor da unidade hospitalar.
Mais celeridade
Com o Centro de Hemodinâmica, os diagnósticos e tratamentos são realizados de forma mais célere e com a utilização de métodos menos invasivos. Os atendimentos reduzem o tempo de resposta e ampliam as chances de recuperação dos pacientes. Entre os procedimentos já ofertados estão a angioplastia coronariana, a arteriografia e angiografia de vasos periféricos.
“O serviço de Hemodinâmica do Huse é uma grande conquista para a saúde estadual e transformou a realidade para esses pacientes que já realizam o procedimento aqui na própria unidade hospitalar. Sempre reforço que o tratamento é tempo-dependente e quanto a rapidez no atendimento, diminui o número de complicações. Com isso, diminuímos o tempo de internamento, além de ser bastante significativo para o resultado final da linha de tratamento desses pacientes”, enfatizou o cardiologista e coordenador da linha de cuidado do paciente cardiovascular, José Edvaldo Santos.
Atendimentos
Ao sentir uma dor no peito e buscar atendimento especializado, o motorista Ricardo Souza foi encaminhado para a unidade hospitalar. “Cheguei no hospital e o doutor Edvaldo disse que logo, logo resolveria o meu problema. Em menos de uma hora já estava realizando o procedimento. Só tenho que agradecer a esse hospital que conta com esse serviço espetacular que serviu para mim e serve para todos. O meu muito obrigado”.
No Centro de Hemodinâmica do Huse já foram realizados 59 cateterismos, 31 angioplastias cardíacas, oito arteriografias e quatro angiografias de vasos periféricos. A linha de cuidado na especialidade da Cirurgia Vascular teve início no último dia 4 de julho.
Estrutura
A estrutura ocupa uma área de 975,48 metros quadrados e conta com sala de Hemodinâmica, Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – sendo um destinado ao isolamento –, além de duas enfermarias com seis leitos cada. O equipamento também dispõe de leitos para preparação pré e pós-cirúrgica, postos de enfermagem, farmácia, salas de apoio e ambientes destinados às equipes médicas.
Foto: Valter Sobrinho