A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Executiva de Trânsito e Transporte (Setran), realiza ações educativas nas escolas municipais a respeito do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito, através do projeto “Visitando Sua Escola” durante todo o mês de maio. As ações têm o objetivo de conscientizar as crianças, acreditando que elas são agentes de mudanças e multiplicadoras do conhecimento. Nesta quarta-feira (14), a ação foi realizada na EMEF Frei Fernando.
A iniciativa tem parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Nas atividades, as equipes passam conteúdos sobre o trânsito, seus perigos e cuidados, para conscientizar as crianças e, por consequência, os pais e familiares, como explica a coordenadora de Educação para o Trânsito da Setran, Roseleny Oliveira.
“Estamos indo de sala em sala nas escolas e conversando com os alunos em grupos menores, interagimos com eles, explicando algumas regras e pedindo a colaboração de cada um. Isso porque há mais efetividade quando o próprio aluno conversa com seu responsável, levando orientações sobre o trânsito para dentro de casa, reforçando sobre a importância do uso do capacete, do cinto de segurança, entre outras atitudes que salvam vidas. Esse trabalho tem gerado resultados positivos, e percebemos como essa troca entre escola e família pode fazer a diferença”, destaca Roseleny.
Roseleny Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito
O coordenador de Educação do Trânsito da BPTran, sargento Damasceno, reconhece que é uma ação necessária, são ensinamentos essenciais para crianças, que podem salvar vidas, e sendo compartilhados de uma forma lúdica e dinâmica. “As crianças estão aprendendo se divertindo, é uma forma interessante de despertar nelas o interesse por temáticas como um trânsito mais seguro e formar cidadãos mais conscientes desde cedo. Como ajuda e incentivo, trouxemos hoje o Sinalito, um semáforo que apresenta de forma lúdica algumas regras de trânsito”, complementa o sargento.
Sargento Damasceno, coordenador de Educação do Trânsito da BPTran
Por Érica Xavier