sexta-feira, 9, maio/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

LIRAa identifica três municípios sergipanos em situação de alto risco de infestação pelo Aedes aegypti

23 de novembro de 2023
in Saúde
0
LIRAa identifica três municípios sergipanos em situação de alto risco de infestação pelo Aedes aegypti
Share on FacebookShare on Twitter

Os municípios com índices elevados são Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias

Com a chegada do verão, é necessário tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de novembro, revela que três municípios sergipanos apresentam índice elevado de infestação para o mosquito da dengue, zika e chikungunya. O estudo também mostra que 40 municípios estão em situação de média infestação e que outros 31 listam satisfatoriamente no levantamento. O LIRAa mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas, utilizando uma escala como medida de avaliação e monitoramento. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

Os municípios com alto índice de infestação são Itabaiana (4,1), Nossa Senhora da Glória (4,3) e Simão Dias (5,5). Entre os municípios em condição satisfatória para o Aedes estão Amparo de São Francisco, Canhoba, Canindé de São Francisco, Cristinápolis, Ilha das Flores, Pirambu entre outros. Já o município de Siriri não realizou o LIRAa no  período pactuado com o estado.

Segundo a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o levantamento é importante para monitorar a presença do vetor no território sergipano. “O LIRAa é feito bimestralmente e realizado pelos agentes de endemias dos municípios. É importante salientar aos gestores que, apesar de apenas três municípios apresentarem alto risco, é necessário que continuem observando a situação desses casos nos territórios que apresentaram baixo e médio risco de infestação”, observou a gerente.

Quanto ao número de casos, foram confirmados, até o mês de novembro, 2.579 casos de dengue, 1.436 casos de chikungunya e 202 de zika. Para o controle do mosquito, é fundamental que a população fique atenta e adote medidas preventivas como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados. Esses são cuidados básicos, mas necessários para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Foto: Ascom SES

Notícias Relacionadas

Hospital Nestor Piva recebe novos ventiladores mecânicos e reforça qualidade do atendimento à popula...

Saúde de Aracaju promove Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado, 10

Secretaria da Saúde amplia a vacinação contra a hepatite A para usuários da Profilaxia Pré- Exposiçã...

Ipesaúde alerta para conscientização sobre o câncer de boca com a campanha Maio Vermelho

Secretaria de Estado da Saúde alerta sobre os perigos da automedicação

SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de colo de útero

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato