Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (21), a deputada Linda Brasil (PSOL) falou sobre as fortes chuvas que atingiram o estado de Sergipe nos últimos dias. A parlamentar citou alguns transtornos e ocorrências causados pela chegada do período chuvoso.
“A chuva está provocando transtornos em todo o nosso estado e a situação pode piorar porque há previsão de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas até as 23h55 de hoje. Aqui em Aracaju, foram registradas 12 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo sete por alagamento e quatro por avaliação de risco de colapso estrutural. A Defesa Civil também confirmou o transbordamento de canais nas avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral e General Gentil Tavares, localizadas nos bairros Jardins e Getúlio Vargas. Na Avenida Augusto Franco, nas proximidades do Bairro Ponto Novo, motoristas enfrentaram engarrafamento e alagamentos em diversos locais. No Bairro Treze de Julho alguns motoristas tiveram dificuldades para conseguir entrar nos prédios da região. Um dos trechos mais alagados no Bairro São José foi o da Rua Lagarto, onde veículos ficaram impedidos de trafegar. No Bairro Coroa do Meio também foram registrados pontos de alagamentos em parte da avenida sentido Centro”, enfatizou a deputada Linda Brasil..
No município de São Cristóvão, a rua Tancredo Neves no Loteamento Tijuquinha ficou completamente alagada. “Já em Nossa Senhora do Socorro, hoje pela manhã, os moradores do Bairro Santa Cecília fecharam a Rodovia Lauro Porto para protestar, porque a chuva inundou as suas casas e até agora a Prefeitura de Socorro não fez nada substancial para resolver essa situação. Segundo os moradores, a água da chuva fez a canal transbordar, invadindo as casas com essa água contaminada. E detalhe, são ruas de barro, sem nenhum tipo de calçamento. Ou seja, a situação só piora, inclusive porque é recorrente”, disse Linda Brasil.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, em Neópolis, dez famílias foram removidas preventivamente de suas casas em razão do risco iminente de deslizamentos de encostas. Em Estância, na praia do Abaís, fortes chuvas e ventos causaram danos parciais à cobertura de um estabelecimento comercial.
Falta D’água em Canindé
Os moradores do município de Canindé de São Francisco bloquearam a rodovia SE-230, próximo à entrada da cidade, nesta terça-feira (20), para protestar contra a falta de água na região. “Os moradores denunciam que bairros como Adelson Gomes e Interlagos estão há uma semana sem água nas residências. E pior, os moradores continuam pagando por um serviço que não é oferecido de verdade. E como sempre, a resposta dos responsáveis é meramente formal. A Iguá Sergipe, que já é a empresa responsável pela distribuição de água no estado, disse que o abastecimento de água na cidade foi interrompido por conta de uma manutenção no sistema de bombeamento. Simples assim, sem nenhum aviso ou cuidado com a população há uma semana”, destacou a deputada Linda Brasil.
Por Junior Matos