sexta-feira, 31, outubro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Cultura

Lei busca combater intolerância religiosa em Sergipe

21 de janeiro de 2021
in Cultura, Destaques
0
Share on FacebookShare on Twitter
Foto: Divulgação Secult

É celebrado nesta quinta-feira, 21, o Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi instituída  pela Lei nº 7.054 de 16 de dezembro de 2010 de autoria é da ex-deputada Ana Lúcia Vieira (PT).  O objetivo social da propositura é combater o preconceito religioso, promovendo e incentivando o respeito e a intolerância às diferentes culturas religiosas. O ato é tido como crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Depois de a lei ter sido sancionada pelo então governador Marcelo Déda (PT), a data ficou instituída no Calendário Cívico do Estado de Sergipe para efeitos de comemoração oficial. A programação foi prejudicada em 2021 em  virtude da pandemia do novo coronavírus. 

Respeito às diversidades

A data é comemorada nacionalmente desde 2007, através da Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro, tendo sido escolhida em homenagem a Yalorixá Gildária dos Santos (Mãe Gilda do Axé Abassá de Ogum), que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.

Para o deputado Iran Barbosa (PT), o Dia de Combate à Intolerância Religiosa reafirma um princípio fundamental às sociedades: o respeito irrestrito à diversidade e à liberdade de crença religiosa.

“Resistir em defesa desse princípio frente à política do fundamentalismo religioso que estimula a violência sectária, especialmente contra os praticantes de religiões de matriz africana, é um forte compromisso de nosso mandato”, observa defendendo o estímulo a fé inquebrável na luta pela liberdade religiosa.

O Brasil é um país laico (não possui uma religião oficial). A Constituição Federal garante que todo cidadão possa manifestar livremente suas crenças e cultos, assim como não obrigatoriedade de exercê-los.

Os casos de intolerância religiosa (crime previsto no Código Penal Brasileiro com pena de um mês a um ano de detenção ou pagamento de multa) podem ser denunciados através do Disque 100 durante todos os dias da semana, a qualquer hora.  Em Sergipe, as denúncias podem ser feitas ao Ministério Público Estadual no telefone (79) 3209-2400. 

Por Aldaci de Souza

Notícias Relacionadas

Confira programação completa do Festival Sergipanidade

Segundona do Turista encerra temporada semanal com noite especial na Rua São João

Unidos em Asa Branca vence duelo e conquista título inédito de Quadrilha Junina do País do Forró

Duelo pelo título de Quadrilha do País do Forró com premiação de R$ 50 mil acontece no domingo

Última semana da Vila do Forró 2025 tem início com mais de 30 atrações de diversos estilos

Revitalização completa transforma Gonzagão em espaço de cultura, inclusão e convivência

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato