O Festival da Mandioca não foi apenas um evento que proporcionou shows artísticos ao povo de Lagarto, no Parque de Exposições Nicolau Almeida, também foram disponibilizados diversos serviços de saúde para a população. Quem esteve visitando o espaço durante o dia pôde perceber a presença da Carreta de Prevenção ao Câncer, do Hospital de Câncer de Barretos. Na oportunidade, as mulheres lagartenses realizaram os exames de mamografia, uma ação que diagnostica precocemente essa doença tão assustadora.
A Secretaria de Saúde ainda colocou à disposição de todos um Veículo Odontológico, que atendeu a diversas pessoas no evento, uma demonstração clara de cuidado com a saúde bucal dos lagartenses. “Uma festa bonita, cultural e que aproveitamos para levar até as pessoas serviços sérios e importantes para a saúde do povo de Lagarto. Precisamos estar presentes em tudo com nossas ações, nossa obrigação é cuidar da saúde das pessoas da melhor forma possível”, pontuou Alberto Cavalcante, secretário de Saúde.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esteve presente no evento com um estande da prevenção e realizou palestras direcionadas aos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adolescentes – de várias escolas municipais. Na ocasião as orientações foram passadas pelo médico Dr. Almir Santana, gerente estadual do programa DST/Aids.
O CTA também foi às ruas de Lagarto e com a presença do Camisildo orientou as pessoas da importância em estar prevenido, ao mesmo tempo, fazendo a distribuição de preservativos. Já o resultado de todo esse trabalho acabou trazendo uma preocupação, mais de 20 pessoas fizeram testes rápidos, destas, duas tiveram como positivo o resultado de sífilis.
“A gente precisa que as pessoas procurem o CTA e façam os testes, é preciso iniciar um tratamento, a Secretaria de Saúde está pronta para atender e cuidar de todos”, disse Rose Cléa, Gerente do CTA.
Fonte: Secom/Prefeitura de Lagarto