O município de Lagarto foi contemplado nesta quarta-feira ,17, com duas importantes ações do Governo de Sergipe, realizadas por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com a Prefeitura de Lagarto. Mais de 70 famílias assinaram o termo de participação do programa Novo Lar, conquistando o direito a reformas e melhorias em suas casas, e outras famílias também puderam conhecer o programa Casa Legal, que garante a regularização fundiária e mais cidadania.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Suely Menezes, destacou a importância dessas iniciativas para o município. “É um dia de conquistas para Lagarto. Os programas Novo Lar e Casa Legal trazem benefícios concretos para a nossa população, garantindo moradias mais dignas e a tão sonhada segurança jurídica do lar. Essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura é fundamental para que possamos transformar realidades e assegurar qualidade de vida para quem mais precisa. É a assistência social chegando de forma prática e eficaz na vida das famílias lagartenses”, afirmou.
A secretária estadual de Assistência Social, Érica Mitidieri, ressaltou o impacto social dos programas e o cuidado no atendimento às famílias. “É uma alegria estar aqui em Lagarto, celebrando o avanço dos programas Novo Lar e Casa Legal. Essas iniciativas têm um papel fundamental em garantir dignidade e qualidade de vida para as famílias sergipanas. Quero agradecer às equipes da assistência social do Município e do Estado, que visitam cada residência, ouvem cada história e ajudam a identificar as necessidades de cada família. É esse cuidado que faz com que as políticas públicas cheguem de forma efetiva a quem mais precisa. Em breve, as famílias contempladas vão estar com seus lares prontos, reformados e regularizados. Isso é cidadania, é inclusão, é o Governo de Sergipe trabalhando para transformar vidas”, disse.
A população beneficiada também compartilhou sua emoção. Joseane Silva, contemplada pelo Programa Novo Lar, falou sobre a importância desse benefício para ela, e também para os moradores de sua comunidade 11 Casas, que também foram beneficiados.“A secretária Érica e a secretária Suely estiveram na nossa comunidade, viram de perto a nossa necessidade, porque até então não tínhamos banheiro e todos precisavam usar a céu aberto. Depois dessa visita, as equipes retornaram, fizeram o nosso cadastro e hoje estamos sendo contemplados. Isso é dignidade. Todo ser humano precisa ter um banheiro e uma moradia digna”, afirmou.
Já Paula Francinete, beneficiária do Casa Legal, destacou a importância da documentação para o futuro. “Com o título da minha casa em mãos, sei que meu filho vai ter a segurança de um lar para chamar de seu. É uma garantia para as próximas gerações, e um alívio para mim, que sempre sonhei com essa conquista”, disse.
Novo Lar e Casa Legal
Com o objetivo de transformar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade, os programas promovem dignidade, cidadania e inclusão social. O programa Novo Lar atua na requalificação de moradias precárias, com a recuperação de banheiros, fachadas e outros componentes estruturais, garantindo mais saúde, segurança e autoestima às famílias. Já o Casa Legal assegura a regularização fundiária de interesse social, garantindo o direito à propriedade e proporcionando acesso a serviços básicos como água, energia e saneamento.
Os programas representam um passo importante na construção de um futuro mais justo e humano, em que cada família possa viver com segurança, dignidade e esperança.