Na manhã desta segunda-feira, 21, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu mais um passo em direção à responsabilidade com a eleição dos novos presidente e vice-presidente e a consequente operacionalização do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB). O colegiado é responsável por garantir a correta utilização dos recursos públicos destinados à melhoria da educação básica.
Para a secretária Municipal da Educação, professora Taysa Mércia, a eleição e operacionalização do colegiado fortalece todos os esforços que a administração municipal tem enviado para melhorar os índices educacionais do Município. “Lagarto deu mais um passo de avanço em direção à responsabilidade, porque este passo de hoje nos dá uma margem a mais para que possamos tratar das complementações do Fundeb e da vinda de novas complementações para o Município. Afinal de contas, é investindo na educação que a gente chega lá”, comemorou.
O secretário executivo da Educação, professor Anselmo Vital, também acompanhou a eleição e conclamou o colegiado para uma atuação voltada à superação dos desafios existentes na Rede Municipal de Ensino. “Com a ajuda de vocês, nesse colegiado dos mais importantes, a gente quer tirar Lagarto do 45º lugar do Estado. Então, como sempre, vamos trabalhar com seriedade para que possamos tirar Lagarto desse limbo”, discursou.
A presidente do CACS-FUNDEB, Maria José França, assegurou que o colegiado está comprometido com o controle social das políticas públicas educacionais para o Município. “Nós já estamos agendando a próxima reunião para destravarmos algumas pendências, e vamos estabelecer um cronograma de trabalho, além de prioridades que serão discutidas com a administração municipal para que todas as políticas públicas educacionais sejam aplicadas com transparência e respeitando as necessidades do povo lagartense”, informou.
Seguindo a mesma linha, o vice-presidente do CACS-FUNDEB, José Roberto Santos, disse esperar que os trabalhos contribuam para a melhoria dos índices educacionais de Lagarto. “A gente espera uma gestão eficiente, eficaz e transparente e que, de fato, nós possamos fazer valer o poder de cada cidadão e de cada servidor no acompanhamento das contas e dos relatórios e sermos assim parceiros do Município na construção de uma educação melhor. E que esses índices educacionais possam melhorar através também do nosso trabalho no conselho”, comentou.