A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) protocolou nesta sexta-feira, 20, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma indicação à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que seja feita a distribuição gratuita de álcool etílico 70% para os grupos de risco de baixa renda e pessoas em situação de rua, em decorrência da pandemia do Covid-19. A parlamentar pede ainda que a ação seja desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Saúde de todo o estado.
A preocupação de Kitty Lima é fruto do alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades sanitárias brasileiras com o intuito de se evitar o contágio e proliferação do novo coronavírus, principalmente após as confirmação de casos da doença na capital sergipana e no interior do estado.
“Sabemos da falta de disponibilidade desses recursos para pessoas de baixa renda e para pessoas em situação de rua, principalmente em momentos de epidemia. Dessa forma é imprescindível a ação estatal em dar assistência a essa população, por isso estamos apresentando essa indicação para que todos tenham os meios necessários para se proteger do Covid-19”, explica a deputada.
Em nota assinada pelo Conselho Federal de Química, foi feito o esclarecimento de que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição.“A OMS tem reforçado a importância das atitudes de cada pessoa para tentar controlar a disseminação da doença e também manter a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Essas atitudes individuais dependem da conscientização da população e da disponibilidade dos recursos necessários para a higienização das mãos. Nesse sentido o uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz”, reforça Kitty Lima.